sexta-feira, 4 de setembro de 2009



O QUE COMEMORAMOS NO DIA 7 DE SETEMBRO?




Achou a pergunta ridícula porque qualquer criancinha sabe a resposta?


Pois bem, se é assim vou perguntar pra aquele índio moderninho, usando óculos ray ban, tênis da Nike e ipod, lá da região Amazônica. Ih, foi mal! Ele só fala inglês, aliás, cá entre nós, e que inglês!


Bom, a fim de não perder tempo, irei direto ao ponto, vou procurar aquele povo ilibado e trabalhador lá de Brasília. Há já sei, não dá pra perguntar agora, cheguei tarde, depois de agradecerem a D. Pedro I por mais um feriado nacional, já debandaram.


E aí José Simão, dá uma forcinha aqui, sou sua fã faz tempo, me mato de rir com a sua coluna na Folha de São Paulo, responde a pergunta pra mim, vai! Pensando bem, acho que já sei o que você vai dizer: "Cara Shadow, seria o dia da Independência, mas já vou falando pra você, o único e verdadeiro Dia da Independência do planeta é o 4 de Julho, dia da Independência dos Estados Unidos. É o único que vale, o resto é Dia da Transferência !!!".


Ok, valeu mas ainda não estou satisfeita.


Quem sabe possa encontrar a resposta assistindo a este vídeo....


video


E então, encontrou a resposta? Ah, você quer saber a minha primeiro? Tudo bem, depois você deixa a sua nos comentários.

Confesso que ainda sob o efeito de Aquarela do Brasil e das belas imagens, só posso dizer que descobri que esse dia tem cor. É isso mesmo cor, o verde e o amarelo, e não é qualquer verde e nem qualquer amarelo, é um verde multifacetado tal qual o das nossas matas, e o amarelo tem um brilho ofuscante tal qual o das nossas riquezas, por isso mesmo, tão cobiçadas por quem não é brasileiro.

Esse dia também tem uma cara. É a cara de um povo alegre, que faz piada da própria desgraça e sorte, que enfrenta os dissabores e as adversidades sambando, que tem a magia de unir todas as raças e todos os credos em uma só Nação.


Para alguns, talvez o 7 de Setembro seja o dia de ir à avenida principal de sua cidade, assistir aos desfiles das bandas marciais com bandeiras tremulando; para outros, um feriado como outro qualquer, ideal para viajar, espairecer ou ficar de papo pro ar; para mim, um momento de reflexão.


Muito embora a conduta dos políticos braileiros, por vezes, envergonhe e empane o brilho deste País, ao ouvir Aquarela do Brasil algo fala mais alto, algo que está lá, a mesma coisa que faz com que a gente se emocione diante da vitória da Seleção Brasileira de futebol frente à Argentina ou ao cantar o Hino Nacional, que nos deixa boquiabertos ao ver imagens da grandiosa e majestosa Floresta Amazônica, que nos faz sentir o verdadeiro significado da palavra saudade ao lembrar de Airton Senna ou ao ler um poema de Carlos Drummond de Andrade, ah, isso nada mais é do que o orgulho de ter um coração verde-amarelo batendo no peito. Aqueles que residem fora deste país, sabem muito bem qual é o ritmo desse coração, então, você que está aqui, tente sentir também esse pulsar que é tão nosso, tão único, tão brasileiro.


Não conseguiu? Volte ao vídeo, procure ir de encontro às imagens e ao ritmo da música, deixe os ouvidos apurados, e preste atenção nos versos dessa Aquarela, na qual somos a rima.


Agora chegou a minha vez: O que é o dia 7 de Setembro para você? Um dia para ver a banda passar? Um feriado como outro qualquer? Um dia para sentir o que é ser brasileiro, sem pieguice ou demagogia? Ou nenhuma das alternativas?



Tenham todos um lindo e maravilhoso feriado !!!


Shadow/Mariasun



Creative Commons License
O QUE COMEMORAMOS NO DIA 7 DE SETEMBRO ? by MARIASUN MONTAÑÉS is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.

35 comentários:

Shadow disse...

Caros Amigos,

Irei deixá-los por alguns dias, estou saindo de viagem. Mas aproveitem o espaço, deixem seu recado, façam a sua reflexão.

Espero que neste feriado encontrem tempo para passear, namorar, dormir muuuuito, descansar, espreguiçar, sorrir, dançar, paquerar, pular,... Enfim, aproveitem da melhor maneira que puderem, combinado?

Na terça ou quarta-feira estarei de volta.

Agradeço a companhia de todos neste período, e, deixo um beijo bem carinhoso em cada um.

Até a volta !!

Nadine disse...

Texto divino, imagens lindas, música que realmente toca o coração da gente. Quer saber o que penso? Eu, pessoalmente, acho que desacreditamos tanto dos políticos, diante de tanta corrupção e impunidade, que não conseguimos ver o Brasil de outro jeito. O dia da independencia acaba sendo um dia de folga como outro qualquer. Quando eu era pequena meu pai me levava pra ver a parada militar, eu me arrepiava e sei que ele se emocionava, era um outro Brasil que não existe mais. Valeu por me mostrar que você ainda consegue ver as belezas e riquezas que são nossas.
Muito obrigada minha querida, boa viagem e bom feriado.

RENATA PAN disse...

Não acredito que vc está nos deixando na mão. Terça ou quarta? O feriado do teu calendário é diferente do meu, no meu cai na segunda. E como vai viajar sem dizer onde vai estar? Isso não se faz com as amigas fiéis, que muitas vezes sacrificam o horário do almoço para estar aqui.
Mas falando de tudo o que vc escreveu e do vídeo, o que mais esta pobre cidadã brasileira teria a acrescentar? Trabalho pra pagar impostos, a estatística é que durante quatro meses todo brasileiro trabalha de graça para o governo, não é isso? Vc sabe disso melhor do que eu. Aí fica acompanhando os escândalos de corrupção com formato de pizza, e fica pensando mas é o meu dinheiro que eles vão comer! Acho que é como a Nadine colocou, a gente se desencanta. Sai do Brasil, e encontra países organizados, limpos, onde as pessoas pagam impostos caros sim, mas isso reverte pra elas em educação, saúde, segurança, e então a gente começa a achar que está morando no país errado. Ao ler o que vc escreveu, até nesse verde esperançoso vc mexeu comigo, não sei colocar em palavras, mas mexeu. Que saber? Vou voltar pra assistir o vídeo e ouvir Aquarela do Brasil mais uma vez, antes de ir almoçar.
Apesar de tudo tenha um bom feriado, divirta-se e volte logo.

Vani disse...

O amiga, sentirei a sua falta. Amei a sua visão sobre o Brasil. É muito fácil fazer críticas ao governo, merecidas eu sei, a ter que olhar para a grandeza deste país, e perceber que fazemos parte de um todo muito maior, algo que é mais forte que aquele bando de incompetentes, que nós elegemos (ai tremo só de pensar nisso). A decepção com alguns não pode nos cegar para a existência de uma floresta amazonica, para as belezas deste país, para o índio brasileiro que fala inglês e mal se esforça para falar sua língua mãe. Essa consciência, cuidados e defesa depende da gente, para que o dia da independencia não seja de fato transferido para o dia 4 de julho.
Aproveite a sua viagem, eu tambem pretendo dar uma escapadinha.
Já falei que te admiro muito? Bjs

Renata disse...

Se tem uma coisa que sempre me encantou são os recantos do Brasil. Um mais bonito que o outro, e em cada lugar uma cultura e culinária diferentes. Amo as praias brasileiras, o ritmo do Axé, um bom churrasco gaúcho e um acarajé quente, hmmm. Como vc é doce por ter trazido isso pra gente, neste momento.
Divirta-se e até a volta. Eu também viajo, a mala já está até no carro, também pretendo aproveitar. Bjs

RENATA PAN disse...

Também gosto de viajar e conhecer lugares novos. Já estive em todas as regiões do Brasil, mas tem um lugar que me atrai bastante, é o Pantanal. Eu ainda vou lá pra conhecer, garanto.

Renata disse...

Xará, quando for ao Pantanal cuidado para não ser confundida com uma onça pintada. Falo isso por causa do teu gênio e pro teu bem.

RENATA PAN disse...

Querida Renata, se eu for confundida com um felino na certa será com uma pantera, por conta da minha classe e elegância

RENATA PAN disse...

Aliás, Renata, como vc disse que as malas estão no carro, preste atenção no roteiro de viagem para não ir parar em Diamantina achando que está em Serra Negra, o seu senso de orientação é péssimo, vc já deu fartas provas disso. Nem peço pra Vani te emprestar a bússola dela, porque antes vc teria que aprender a ler a bússola, e isso seria uma missão inglória. Veja bem, falo isso pro teu próprio bem.

Renata disse...

Agradeço a preocupação, mas dispenso os teus amáveis conselhos

RENATA PAN disse...

Pra onde vc vai?

Renata disse...

Serra Negra

RENATA PAN disse...

Vc é muito criativa.

Renata disse...

Criatividade e interesse hehe

RENATA PAN disse...

Crie juízo

Renata disse...

Como se vc tivesse algum.

Renata disse...

Pra onde a Vani vai?

RENATA PAN disse...

Acho que vai pra praia, lá pro lado da Riviera de São Lourenço.

Renata disse...

E vc?

RENATA PAN disse...

Nada programado. Tem coisa melhor do que curtir a cidade em feriado? Sem carros, congestionamentos, stres, excesso de gente. Só viajo quando todo mundo trabalha (risos). Mas uma coisa vou fazer com certeza, caminhar no Ibira. Sabia que é muito bem frequentado? E que a natureza ah a natureza...!

Renata disse...

Cuidado senão daqui a pouco vir ecologista.

RENATA PAN disse...

E especializada em espécimes raros (risos)

Renata disse...

E a Nadine viaja tb?

RENATA PAN disse...

Não me falou nada. Pergunte pra ela.

RENATA PAN disse...

Vou indo comer alguma coisa. Bjs

Renata disse...

Eu também. Bye

Nadine disse...

Pras alcoviteiras de plantão a Nadine vai pra São Pedro.
Bom feriado a todas.

A Itinerante - Neiva disse...

Olá para todas.

Boa viagem para os que viajam e boa cidade para quem fica. Eu fico. Trabalhando amanhã e depois batente no meu template e espero ainda conseguir um tempinho para escrever algo.

Tem nada não. Em junho vou para a Grécia e tiro o atraso com um deus grego daqueles. rsrs

Beijos para vocês. :DD

A Itinerante - Neiva disse...

Shadow,

Sobre o 7 de setembro, é um feriado como outro qualquer, mas morar no Brasil é uma benção que agradeço e reconheço sempre.

Eu amo o Brasil com paixão. Adoro este país e hoje mesmo comentava com uma amiga sobre como somos privilegiadas por residir aqui, sem guerras e tantos outros males que devastam outros lugares.

Temos corrupção, mas onde não tem? :(

Ótimo post e o vídeo é mesmo de encher os olhos e o coração.

:DDD

(A Flor de Lótus ainda não encontrei, mas o ghost provavelmente foi por ter digitado alguma letra errada no campo email, que é o que liga ao seu avatar no haloscan. :D)

Beijos e um ótimo feriado com os teus!

Beijos

Mamis disse...

Eu me visto de verde, deito no sofá azul e fico lá o feriado inteiro, rsrsrs.

Quando eu era criança desfilava pela escola, cresci, quero ver desfiles de moda, rsrsrs.

O Brasil é lindo realmente, mas o feriado pra mim é só mais um dia que não trabalho e posso descansar um pouco. bjs e boa viagem!

A Itinerante - Neiva disse...

Shadow e todos,

Se não estiverem vendo o banner é porque aparentemente o servidor de imagens saiu do ar, novamente.

No meu também está assim. Vou trocar de serviço e hospedar em outro, mas terei que esperar a volta da dona fujona. rsrs

Beijos

RENATA PAN disse...

Neiva veja como são as coisas, a dona fujona desaparece, e deixa isso aqui ao deus dará. Se não fosse vc com sua dedicação e cuidado e eu passando pra tirar o pó acumulado, não sei o caos que isso aqui seria. Merecemos um reconhecimento por isso, viu ShadowSun!
Bom domingo pros presentes.

A Itinerante - Neiva disse...

Renata Pan

kkkkkkkkkkkk

Eu queria estar em Natal hoje. Aquela cidade é linda. :DDD

Bom domingo.

RENATA PAN disse...

Neiva já vi que tem bom gosto. Eu estive em Natal há uns quatro anos, voltei encantada prometendo a mim mesma que um dia retornaria, e pretendo cumprir a promessa, quando não sei, mas que vou disfrutar umas férias por lá, é certeza.

Thania disse...

Shadow,

Eu tb adoro ler a coluna do Zé Simão ... Gosto do humor escrachado e inteligente dele. Há alguns anos eu cheguei a trocar e-mails com ele, eu fazia comentários sobre a coluna e ele sempre respondia .

Vim aqui tb para dizer que o Arte Imita Vida retornou ao antigo endereço http://arteimitaavida.blogspot.com

Eu explico tudo no post atual , veja lá...

Bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...