sexta-feira, 4 de setembro de 2009



O QUE COMEMORAMOS NO DIA 7 DE SETEMBRO?




Achou a pergunta ridícula porque qualquer criancinha sabe a resposta?


Pois bem, se é assim vou perguntar pra aquele índio moderninho, usando óculos ray ban, tênis da Nike e ipod, lá da região Amazônica. Ih, foi mal! Ele só fala inglês, aliás, cá entre nós, e que inglês!


Bom, a fim de não perder tempo, irei direto ao ponto, vou procurar aquele povo ilibado e trabalhador lá de Brasília. Há já sei, não dá pra perguntar agora, cheguei tarde, depois de agradecerem a D. Pedro I por mais um feriado nacional, já debandaram.


E aí José Simão, dá uma forcinha aqui, sou sua fã faz tempo, me mato de rir com a sua coluna na Folha de São Paulo, responde a pergunta pra mim, vai! Pensando bem, acho que já sei o que você vai dizer: "Cara Shadow, seria o dia da Independência, mas já vou falando pra você, o único e verdadeiro Dia da Independência do planeta é o 4 de Julho, dia da Independência dos Estados Unidos. É o único que vale, o resto é Dia da Transferência !!!".


Ok, valeu mas ainda não estou satisfeita.


Quem sabe possa encontrar a resposta assistindo a este vídeo....





E então, encontrou a resposta? Ah, você quer saber a minha primeiro? Tudo bem, depois você deixa a sua nos comentários.

Confesso que ainda sob o efeito de Aquarela do Brasil e das belas imagens, só posso dizer que descobri que esse dia tem cor. É isso mesmo cor, o verde e o amarelo, e não é qualquer verde e nem qualquer amarelo, é um verde multifacetado tal qual o das nossas matas, e o amarelo tem um brilho ofuscante tal qual o das nossas riquezas, por isso mesmo, tão cobiçadas por quem não é brasileiro.

Esse dia também tem uma cara. É a cara de um povo alegre, que faz piada da própria desgraça e sorte, que enfrenta os dissabores e as adversidades sambando, que tem a magia de unir todas as raças e todos os credos em uma só Nação.


Para alguns, talvez o 7 de Setembro seja o dia de ir à avenida principal de sua cidade, assistir aos desfiles das bandas marciais com bandeiras tremulando; para outros, um feriado como outro qualquer, ideal para viajar, espairecer ou ficar de papo pro ar; para mim, um momento de reflexão.


Muito embora a conduta dos políticos braileiros, por vezes, envergonhe e empane o brilho deste País, ao ouvir Aquarela do Brasil algo fala mais alto, algo que está lá, a mesma coisa que faz com que a gente se emocione diante da vitória da Seleção Brasileira de futebol frente à Argentina ou ao cantar o Hino Nacional, que nos deixa boquiabertos ao ver imagens da grandiosa e majestosa Floresta Amazônica, que nos faz sentir o verdadeiro significado da palavra saudade ao lembrar de Airton Senna ou ao ler um poema de Carlos Drummond de Andrade, ah, isso nada mais é do que o orgulho de ter um coração verde-amarelo batendo no peito. Aqueles que residem fora deste país, sabem muito bem qual é o ritmo desse coração, então, você que está aqui, tente sentir também esse pulsar que é tão nosso, tão único, tão brasileiro.


Não conseguiu? Volte ao vídeo, procure ir de encontro às imagens e ao ritmo da música, deixe os ouvidos apurados, e preste atenção nos versos dessa Aquarela, na qual somos a rima.


Agora chegou a minha vez: O que é o dia 7 de Setembro para você? Um dia para ver a banda passar? Um feriado como outro qualquer? Um dia para sentir o que é ser brasileiro, sem pieguice ou demagogia? Ou nenhuma das alternativas?



Tenham todos um lindo e maravilhoso feriado !!!


Shadow/Mariasun



Creative Commons License
O QUE COMEMORAMOS NO DIA 7 DE SETEMBRO ? by MARIASUN MONTAÑÉS is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...