segunda-feira, 21 de setembro de 2009





ELE NÃO VOLTOU SOZINHO




Há algum tempo tenho um pequeno amigo de asas. Um amistoso pardal.

Foi num calmo e fresco amanhecer que ele chegou e, sem cerimônia, pousou no peitoril da minha janela. Desde esse dia, começou a me visitar nas primeiras horas da manhã, como a querer me desejar "bom dia", com o seu característico e inconfundível trinado.

Para estimulá-lo a voltar, coloquei ali um bebedouro, que ele logo transformou em sua piscininha, onde passava um bom tempo mergulhando, fazendo estripulias, batendo alegremente as asas, salpicando gotas de água na janela; para mim, numa demonstração de aprovação e agradecimento. Essa era a sua forma de se comunicar comigo.

Podia não estar sempre ali para vê-lo, mas os respingos no vidro eram suficientes para sinalar sua passagem ou, então, se o via, ficava imóvel e em absoluto silêncio para não assustá-lo,  eu olhava pra ele e ele ressabiado olhava pra mim. Sorria ao vê-lo fazer suas travessuras, enquanto se exibia saracoteando pelo beiral de um lado pro outro, agitando as pequeninas asas para secá-las.

Pode haver melhor maneira de começar o dia?

Foi assim por longos e mágicos meses, até que, sem qualquer aviso ou despedida, deixou de vir. Não pude evitar de ficar pensando nele por algum tempo. Por onde andaria? Por que teria desaparecido? Atribui o fato à construção do prédio no terreno ao lado, o barulho e o movimento excessivo provavelmente o teriam afastado da minha janela.

Até que ontem ele voltou!!! Lá estava o pequenino como se o tempo não tivesse passado, saltitando e se regalando no bebedouro, que apesar da ausência, sempre fiz questão de cuidar e deixar ali, num convite para que voltasse.

Você pode achar exagero o que vou dizer, mas o seu retorno encheu o meu coração de alegria! O recebi sorrindo e logo percebi, que ele havia me trazido um presente: Quando fui até a janela e olhei ao redor, pude ver os ramos verdes e viçosos das árvores, o céu azul anil substituindo as nuvens cinzentas, flores coloridas e tímidas se espalhando pelo jardim, e, outros pequenos e barulhentos pardais voando de galho em galho entre as árvores.

O que estaria acontecendo?

É como se a vida estivesse reaparecendo nessa manhã de forma esplendorosa! Aí eu me dei conta de que estamos no mês de setembro e que, o meu pequenino, havia trazido com ele a Primavera!!!

Aliás, você reparou que ela sempre vem? Mesmo que não haja um jardim, teimosa ali está, nos parques, nas jardineiras, nas alamedas, no arco-íris depois da chuva, senhora de si e ao mesmo tempo tão perene e transitória quanto a vida.


Venha comigo sentir a Primavera em toda a sua beleza e esplendor, assim como pude vê-la ontem:



Lindo demais, não?

Então... a partir de hoje, aproveite a Primavera que está aí, ao seu lado! Feche os olhos e ouça o cantar dos pássaros. Olhe ao redor do seu jardim, da pracinha e veja a alegre revoada de pardais entre as árvores. Respire fundo, sinta o perfume das flores e o cheirinho de mato depois da chuva. Não perca o florescer das margaridas, flores do campo, girassóis e das rosas, ou, o voo majestoso de borboletas multicoloridas pelo canteiro florido!

Se passar por um quiosque que venda flores, compre um vasinho e cuide de uma flor nesta Primavera, certamente ela irá alegrar o ambiente da sua casa em troca apenas de um pouquinho de água.

As outras estações podem ter a sua própria beleza, mas ao meu ver somente a Primavera é capaz de proporcionar uma visão tão linda, alegre e colorida, não importa pra onde a gente olhe.

Você não acha?

Tenha uma linda e primaveril semana !!!


Shadow/Mariasun Montañés




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...