terça-feira, 6 de outubro de 2009



O MUNDO PELO OLHAR DE UMA CRIANÇA






Você já parou para pensar como seria o mundo se fosse governado por uma criança? Nunca tinha pensado nisso? Então comece a pensar. Imagine que ela assumiu o poder por um dia. Um dia é muito? Pois bem, uma hora que seja, meia hora, um quarto de hora. Pense em tudo que lhe vem à mente.

Já sei, você consegue vislumbrar um mundo super hiper colorido, com nuvens de algodão no céu, muitas aventuras, travessuras, pirulitos, balas de vários sabores e caixas cheias de brinquedos no chão. Aliás, lembra da sua caixa? O que estava guardado nela?

Ainda que a tua alegria não seja a mesma da criança que você foi um dia, tente recordar como era bom viver sem medo de ser feliz, pois naquela época, um só dia era mais importante que muitos anos.

O que era crescer pra você? Era fazer aniversário, calçar o sapato de salto da mãe ou vestir a gravata do pai, e distribuir beijos melados de chocolate. Acertei?

Se hoje, a solidão te assombra, tente lembrar como era gostoso ficar a sós com o seu amiguinho imaginário! Só vocês conheciam o segredo para falar com as estrelas e chegar até a lua numa nave prateada, não é mesmo? Quantos desabafos ele não chegou a ouvir de você!

Brincar, rolar na grama ou andar na lama não faz mais parte do teu dia-a-dia, nem com o teu filho, você tem receio do juízo que os outros possam fazer, de ser ridículo, mas já teve uma época em que foi muito gostoso fazer tudo isso.

E os animais? E a natureza? Quanto amor ao pegar e abraçar o teu amigo de pêlos! Quanta ternura trocada!

Lembrou? Você ainda consegue resgatar essa criança? Vamos, é você mesmo que está aí diante da tela do computador, crescido, sofrido, vivido. Talvez somente agora perceba que, quem tinha algo a ensinar era a criança que, muitas vezes, você calou.

Pois bem, volto a perguntar: Como seria o mundo se fosse governado por uma criança? Quer saber, vou mostrar a você, veja com atenção...não perca um detalhe sequer, inclusive da expressão dos ouvintes....






Essa menina é Severn Suzuki, que aos 9 anos fundou com alguns amigos a Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente. Sua voz calou os maiores representantes do mundo por cinco minutos na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

Todos silenciaram ao ouvir o seu clamor. Ela poderia ser você, seu filho, seu neto.
Transcrevo alguns trechos para que fiquem eternizados na memória:Sou apenas uma criança, mas sei que se todo o dinheiro gasto nas guerras fosse utilizado para acabar com a pobreza, para achar soluções para os problemas ambientais, que lugar maravilhoso a Terra seria!

Vocês não sabem como reparar os buracos de ozônio; vocês não sabem como salvar os salmões das águas poluídas; vocês não podem ressuscitar os animais extintos; vocês não podem recuperar as florestas que um dia existiram onde hoje é deserto. Se vocês não podem recuperar, então, parem de destruir.


Por que vocês fazem justamente o que nos ensinaram a não fazer? Você é aquilo que faz, não aquilo que você diz, façam suas ações refletirem suas palavras.

E para finalizar, a simplicidade da frase de uma criança de rua: "Eu gostaria de ser rica e se fosse daria a todas as crianças de rua alimentos, roupas, remédios, moradia, amor e carinho."



MORAL DA HISTÓRIA: Temos muito a aprender com a simplicidade das crianças, se lhes fosse dado o poder de governar o mundo, certamente tentariam torná-lo mais bonito e colorido para todos nós.


Hoje, Severn Suzuki tem 29 anos, é escritora, palestrante e uma das mais expressivas ambientalistas do mundo.





Shadow/Mariasun



Creative Commons License
O MUNDO PELO OLHAR DE UMA CRIANÇA by MARIASUN MONTAÑES is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...