segunda-feira, 5 de julho de 2010



ADEUS À COPA DE 2010






As figas, patuás, mandingas, santinhos da torcida brasileira não foram
capazes de garantir o Brasil nas semifinais da Copa do Mundo, que teve uma participação marcada por um futebol engessado e pouco criativo, muito longe do futebol arte que sempre o caracterizou.

A atual Seleção Canarinho, apesar de reunir algumas estrelas que jogam na Europa, não chegou a encantar.


Aliás, não foi só ela, isso foi a regra geral em quase todas as Seleções desta Copa, também chamada de Copinha por alguns. Durante as partidas, o esquema tático das equipes pareceu ser o mesmo. Fechar todos os espaços no campo de jogo, em detrimento da habilidade, talento e criatividade dos jogadores.

O destaque mesmo ficou por conta das vuvuzelas e da jabulani.

Caso a origem do homem esteja de fato ligada ao Continente Africano, a vuvuzela deve ter sido o primeiro instrumento utilizado para atordoar os predadores, com a finalidade de deixá-los paralisados de susto, sonsos ou surdos. Seja como for, ela foi a onda do momento nos Estádios da África do Sul, soprada a plenos pulmões pela torcida sulafricana. Uma forma, quiçás, de fazer o mesmo que no passado, só que desta feita, com as Seleções adversárias. Entretanto, vuvuzelas em coro, não foram suficientes para garantir, ao menos, um time africano nas semifinais. Um a um foram ficando pelo caminho. O trunfo dos Bafana-Bafanas, os donos da casa, não foi capaz de superar a raça e garra da Celeste uruguaia, que se impôs também diante dos vudus e feiticeiros de Gana, última Seleção Africana a ser abatida.

Numa Copa do Mundo carente de gols, a jabulani foi a estrela. A maioria dos gols até, por justiça, deveriam ser atribuídos a ela, como o gol de Maicon pelo Brasil. A danada desnorteou goleiros, deixou muito atacante sem rumo e zagueiro perdido. Deslizou pelos gramados toda prosa e dona de si, saltitando pra todos os lados, desobedecendo a chutes mais fortes, pois essa é a bola que distingue quem a trata com carinho e desvia de direção, escarnecendo e debochando de todos, para tomar – voluntariosa - o rumo da rede, em efeitos especiais que sequer Steven Spielberg seria capaz de criar ou recriar.


A grande e grata surpresa das quartas de final foram as Seleções da América do Sul.


Pela primeira vez, nas dezenove Copas do Mundo realizadas, incluindo a atual, o chamado Terceiro Mundo se impôs sobre os selecionados da Europa, estabelecendo uma nova ordem no mundo da bola. E isso não foi pouco, não! Das trinta e duas Seleções, quatro eram da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai), três da Europa (Espanha, Alemanha, Holanda) e uma da África (Gana), o que quer dizer que dentre as oito melhores Seleções do Mundo, metade são do Continente Americano. Isso sem esquecer que, também passaram para as oitavas-de-final, representando as Américas, Paraguai, Chile, México e Estados Unidos. Marca histórica!


A grande personalidade desta Copa foi, sem dúvida alguma, o polêmico, desbocado, comunicativo, provocativo, divertido - Maradona

A presença marcante em todas as manchetes, entrevistas, rodas e holofotes, desde o início da Copa, foi a dele, sempre intempestivo e carismático. Não teve pra ningúem! Esbanjou simpatia e soube tratar a imprensa com respeito, fazendo a festa diante dos microfones. Lição a ser aprendida pelos Zangados sem causa. A desclassificação da Argentina deixou um vazio, a Copa se empobreceu, pela ausência desse figuraça. Não mais as entrevistas hilárias e descontraídas; não mais a alegria contagiante em campo diante do gol, em passos candenciados fazendo lembrar a Macarena; não mais as demonstrações de carinho para com os jogadores, na forma de abraços, beijos, afagos; não mais a intensidade e força de um líder!

Daqui ainda é possível ouvir os últimos acordes de um tango. A Argentina saiu goleada, é certo, mas foi guerreira, não se acovardou, partiu pro ataque, apesar da fragilidade do seu meio de campo e defesa. Insistiu até o último minuto, honrou a camisa! Não fez como uns e outros, que optaram por não arriscar e manter o time fechado, com medo de tomar mais um gol, quando ainda havia tempo para empatar ou reverter o placar. Vergonha!


A grande lição desta Copa é ter mostrado que os CABEÇAS DE BAGRE estão em extinção.

Quais os times que passaram para as semifinais? Espanha, Alemanha, Holanda e Uruguai. Não restou nenhuma retranca! Todos à sua maneira jogam pra frente, mostrando o talento e criatividade de seus jogadores. Esse é o futebol que emociona, que faz vibrar as vuvuzelas e soltar o grito na garganta.










Espanha
é a fúria, a força do conjunto, que enfrenta com vigor o adversário, mesmo que esteja em desvantagem, não é à toa que é considerada o BÚFALO da Copa. Alemanha, o ELEFANTE, o maior de todos, capaz de achatar quem vier pela frente, como fez com a Argentina, o RINOCERONTE, atarracado, gorducho e forte, dono de ataques certeiros e imprevisíveis, capaz de atropelar quem estiver no caminho, mas que não conseguiu evitar ser esmagado
pelas pesadas patas do adversário. A estonteante Holanda com seus quatro atacantes em velocidade, o LEOPARDO, mesmo não tendo o tamanho dos demais, sabe ser astuto e letal; num piscar de olhos, captura a presa e a devora, como fez com o Brasil, o LEÃO da Copa, rei do futebol. E a surpreendente Celeste, o Uruguai, a ZEBRA, aguerrida e tenaz.

Na peneira das semifinais desta Copa, ficou a força das Seleções que jogam bonito. Ainda bem! Não importa a equipe que venha a sagrar-se Campeã, com essas quatro equipes, o futebol é que sai consagrado!


No mais, há pouco a elogiar, é melhor que fique nas sombras mesmo.

Não houve jogadores de destaque, as grandes estrelas e promessas não brilharam; a violência em especial dos times africanos - como o que pôs Elano a nocaute - está longe de ser seguido; os erros de arbitragem de sempre: uso indevido de braços e mãos para ajeitar a bola, gol feito em impedimento, gol legítimo anulado, bola que ultrapassa a linha do gol o juiz não vê e nem o assistente, penâlti que não é dado, erros grotescos, que talvez tenham ficado em maior evidência por conta da tecnologia utilizada nas transmissões; além do destempero e grosseria dos técnicos.

Não bastasse o capítulo protagonizado pelo mal-humorado e arrogante Dunga, destratando com palavras de baixo calão um jornalista que estava trabalhando; o decaído e decadente técnico francês, Raymond Domenech, também não ficou atrás, recusando-se a estender a mão ao Carlos Alberto Parreira. Atitudes que causam malestar, que nada tem a ver com o espírito esportivo, e que não deveriam fazer parte do futebol.


O troféu VERGONHA ALHEIA fica para Ricardo Teixeira, presidente da CBF (com p minúsculo).

Na calada da noite, esse senhor, agora amigo de infância de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians (com p minúsculo também), braço direito de Alberto Dualib (aquele que foi processado pela Justiça Federal por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha), e que mantinha negócios com o russo Boris Berezovsky (cuja prisão foi decretada e tinha como testa de ferro Kia Joorabchian), e, em tratativas com Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de Futebol, decidiram vetar, o projeto do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, para receber partidas do Mundial da Copa de 2014. Dá pra entender?

Dá sim. O nome disso é boicote, em razão de interesses privados para a construção de uma nova arena, às custas do erário público. Simples assim.


Esses senhores tentam pressionar o Governo a colocar dinheiro, que é do povo, nas mãos da CBF para a construção de um Estádio em Pirituba, atendendo aos interesses de Empreiteiras que superfaturam e muito lucram. Um mega ralo gigante escoadouro do dinheiro público!


Espera-se lucidez do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o Governador de São Paulo, Alberto Goldman, já demonstrou que tem. O dinheiro dos impostos deve ser destinado à construção de casas populares, criação de vagas em escolas, melhorias dos postos de saúde e hospitais, remoção das pessoas de áreas de risco, segurança,....


São Paulo já tem os seus Estádios: Morumbi, Pacaembu, Parque Antártica, Canindé, Vila Belmiro, Arena Barueri, Parque São Jorge. Chega! Está de bom tamanho!

Gastar dos cofres públicos um bilhão de reais ou mais para construção de um Piritubão, a fim de atender aos interesses do Ricardo Teixeira, Andrés Sanchez e sabe-se lá quem mais, é um absurdo! Quantos jogos São Paulo poderá sediar durante a Copa? Seis, sete? Não. É preferível que a Copa aconteça sem São Paulo. Se o Prefeito resolver bancar essa insensatez, financiando os interesses desse grupo, corre o sério risco de ter que responder a uma Ação Popular por má versação do dinheiro público, podendo dar por encerrada sua carreira e pretensões políticas, pois não se elegerá mais, nem pra síndico de prédio.
O saldo positivo da desclassificação do Brasil da Copa.

O presidente (com p minúsculo) da CBF, Ricardo Teixeira, volta com o seu poder enfraquecido para fazer e desfazer. O Presidente da Fifa, Joseph Blatter, já sinalizou que não apoiará o presidente da CBF como seu sucessor, nas eleições de 2015, pós Copa no Brasil. Que assim seja! Amém!


Dunga deixa de ser o técnico da Seleção.Confirmado. Bom demais! Esperamos que o seu sucessor, seja um técnico que resgate o futebol arte, que forme uma Seleção com os melhores, que traga de volta aos gramados a alegria, talento e criatividade que, um dia, encantou o mundo e que, além disso, tenha boas maneiras e trate a imprensa e seus profissionais com o respeito que eles merecem, ou, que ao menos tenha um bom Assessor de Imprensa.

 


Shadow/Mariasun



Licença Creative Commons
ADEUS À COPA DE 2010 by MARIASUN MONTAÑÉS is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
COPA SOLIDÁRIA:


As chuvas que castigam a região Nordeste do Brasil provocaram
enchentes de proporções catastróficas. Os estados de Pernambuco e Alagoas foram os mais afetados e a região da divisa entre os Estados é a mais castigada. Em Pernambuco já são 24 mil desalojados e 17 mil desabrigados. Em Alagoas, são outros 47 mil desalojados e 26 mil desabrigados. Cidades inteiras ficaram submersas. Algumas delas foram praticamente varridas do mapa. Branquinha, em Alagoas, teve 90% de seus edifícios completamente destruídos.


-------------------------------------
Bradesco
O banco Bradesco abriu duas contas para a Defesa Civil de cada Estado afetado.
Pernambuco- C/C 600.000-2 / Agência: 3201-8 (Recife-Centro)
Em nome da Defesa Civil de Pernambuco
Alagoas - C/C 10.000-5 / Agência: 389-1 (Maceió-Centro)
Em nome da Defesa Civil de SOS Nordeste
-------------------------------------
Além das contas correntes disponibilizadas, outros donativos como alimentos não perecíveis, água, roupas, colchonetes, calçados, cobertores e produtos de higiene pessoal poderão ser feitos nos seguintes locais:
Grupo Pão de Açúcar
Todas as unidade do pão de Açúcar em São Paulo, e as unidades do Assai, Extra e Pão de Açúcar em Maceió, Recife e Fortaleza receberão as doações.
--------------------------------------------------
São Paulo
Em frente ao Shopping Center 3, na Av. Paulista, 2064, quase esquina com a Rua Augusta, há um posto de doações para as vítimas das enchentes das 10 às 21h. O shopping fica próximo à Estação Consolação do Metrô.

17 comentários:

RENATA PAN disse...

Shadowsun o que aconteceu????
Cadê os comentários???
Cadê as carinhas???
Cadê aquela paisagem linda???

Tô muito mas muito chateada

Renata disse...

Nossa Sun, o que houve?

Por que você tirou aquela paisagem tão linda? Parecia que sempre ela me atraia pra cá, principalmente quando eu estava meio chateada.

E os smiles?

Se é renovação da casa, volta pra antiga, aquela tinha a tua cara, esta não

RENATA PAN disse...

Shadowsun cadê aquela paisagem linda???
Onde foram param os nossos comentários???
Onde estão as carinhas pra gente zoar com elas???

Desculpe, mas isso aqui não é o Cantinho.

RENATA PAN disse...

Nem a minha foto está aparecendo mais.

Por que????

Nadine disse...

Sun, pensei q estava na casa errada.
O q aconteceu? Foi a pane de ontem? Apagou tudo?

É temporário? Probabilidade de voltar pro modelo antigo?

Nadine disse...

Ah, passei por aqui pra comemorar a vitória da Espanha. Fiquei feliz, está jogando um bolão. Agora só falta um jogo (faz de conta que coloquei o smile sorrindo!).
Bjs

Shadow disse...

Há exatamente um ano atrás a Neiva e eu estávamos montando o blog. Embora não pareça é algo trabalhoso e complicado. Principalmente, o Template, que é uma coisa mais temperamental e aborrecida que o Echo.

Creio que de alguma maneira, o Cantinho ficou atrelado ao da Neiva, a Itinerante. Vi, na coluna ao lado, que ela também saiu do ar. Ao que parece é pelo aumento no número de acessos no dela, ocorre que, o número de acessos no Cantinho também havia aumentado nas últimas semanas (talvez pelos temas dos últimos posts), isso é medido por um tal de sitemer. Enfim, coincidência ou não, afundamos juntas e ao mesmo tempo.

Como sabem ela (Neiva)está se adaptando às últimas mudanças, e, até onde eu saiba, anda muito ocupada. Por essa razão, não pedi sua ajuda. Poderia, mas isso seria abusar da amiga. No ano passado, já dedicou bastante do seu tempo na feitura do Cantinho. Acho que dos amigos a gente cuida, não aluga.

O template de fato tinha a minha cara. Estou chateada, sim, portanto, me poupem de ficar repetindo isso.

Por outro lado, não poderia deixar o Cantinho com letras sobrepostas e não sei mais o quê, impedindo a leitura do texto. Parecia desleixo, como uma casa mal arrumada, causa má impressão. Fiz as alterações que possíveis, tentando aproximá-lo ao máximo do que havia anteriormente. Sorry se não está ótimo, mas é o que estava ao meu alcance. É por isso, que o bom é inimigo do ótimo.Era isso ou tirá-lo do ar. qual a melhor opção? Futuramente, se tiver capacidade e tempo procurarei melhorá-lo. Por enquanto essa é a cara do blog.

Ao fazer isso, os comentários se perderam sim. Acho que isso foi o que mais me chateou. Eles guardavam a história de tudo que aconteceu e das pessoas que passaram por aqui. Deveria tê-los salvado, mas fiquei tão focada no template, que esqueci de fazê-lo. Não tem como reverter.

Aliás, vocês reclamavam dele (Echo), mas era ele que permitia usarem os smiles e adicionar imagens. O instrumento que temos para fazer os comentários, hoje, é esse que está aqui. Se houver um outro modelo de comentários, que tenha ao menos os smiles, e eu tiver tempo, mudo este. Por enquanto fica o que está.

Quanto ao nick (as carinhas) não sei porque não aparecem. Verei o que posso fazer, só não fiquem cobrando, ok?

Pan, espero que você tenha entendido melhor o que aconteceu, please, páre de mandar emails sobre o assunto.

Um ótimo final de semana!
Beijos

RENATA PAN disse...

Puxa Shadowsun, desculpe. Prometo q não toco mais no assunto. Pode devolver os emails se quiser ou jogar na lixeira. Só não fique aborrecida comigo, o culpado disso é esse tal de templete, não se esqueça. Achei q fosse algo temporário. É difícil vir pra cá e não ver mais os pássaros, as montanhas, nem o Josh, nem o Casillas. Aiai (carinha de tristeza).

Na falta do ótimo, pode ficar com o bom mesmo. A gente se acostuma. Olha mas se der pra colocar a carinha da gente ao lado do comentário, já vai ser alguma coisa né?

Um bom fim de semana!
Beijos

Nadine disse...

Pan, vai trabalhar.
Você é inacreditável. Leia o q escreveu. Disse q não ia tocar mais no assunto e fica dando voltas o tempo td ao redor da mesma coisa. Encerra o assunto. Não se lamente tt, a Sú já deve estar chateada o suficiente.
Se não der pra colocar as carinhas, estará bom do mesmo jeito.
O importante não é a capa é o conteúdo. E com pássaros ou sem, vir pra cá é sp muito gostoso, sendo um lugar de encontro de tds nós, pronto!

Sú, se eu puder ajudar em alguma coisa é só me falar.

Bjs.

Vani disse...

Ontem vi td aquela confusão aqui. Não dava pra ver nd, achei até q fosse vírus no meu computador,rsss.

Sun acho q vc fez o certo. Muito melhor assim do q aquela casa td bagunçada. Pra mim o Cantinho mantém a mesma qualidade, elegância e bom gosto de antes, só não tem a paisagem e o Echo (e dele vcsa sp reclamaram), de resto está tudo igual.

Um gde bj.

Renata disse...

Sú,hj não tem pra ninguém. É Espanha na cabeça!!!
Palpite? O meu é 2x0, com gol do Villa (consagrando-se artilheiro do campeonato) e outro do Torres pra fechar.
Sem contar q Casillas (aquele deus!), irá sagrar-se o melhor goleiro do Mundial,rsss.
Portanto, muita sangria pra comemorar.
E viva Espanha!!!!
Bjs

Renata disse...

Não pense q deixei de notei. Gostei do novo visual, do sol ao lado do nome do Cantinho. Luminoso como vc, por sinal (carinha sorrindo). Sabia q ia dar um jeitinho de ficar tão lindo qto era antes.
Parabéns!!!

RENATA PAN disse...

Aí Renata, gostei de ver!!!
Shadowsun, a Espanha me conquistou. Cá estou sofrendo e roendo as unhas. Tudo bem, amanhã passo na manicure.
Meu palpite era 3x1, mas o primeiro tempo terminou em 0x0, segundo tempo começando (carinha pensando...) acho q vou de 1x0 pra fúria espanhola. Só espero q não demore muito, senão coitadas das minhas unhas rrrrr.

Bjs.

Nadine disse...

Nooooossa que vitória a da Espanha! Tds em casa vibramos muito.
Pan, imagino o estado de suas unhas hj, aquele gol suado custou a sair, não?
Sun, está feliz? Acho que sim.
Uma boa semana!

Nadine disse...

Sun, vi q vc andou fazendo alguns ajustes por aqui. O sol voltou para o Cantinho.
Sempre admirei a tua persistência, sabia?
Um bj especial.

Vani disse...

Oi Sú!!
O Cantinho está ficando estiloso de novo. Mas vou ser sincera com vc, pra mim o q importa é ter um lugar especial pra nos encontrarmos com temas interessantes pra opinarmos.
Quando isso faltar, aí sim q eu vou reclamar do jeito q só a Pan sabe fazer, rssss.

Vani disse...

Gente, tb me acabei ontem no jogo! Sú, acho q agora sou sua conterrânea, virei espanhola de carteirinha, só faltam as castanholas, rsss.
Comemorei bastante aquele gol chorado. Arre q eu achei q aquilo ainda ia pros pênaltis!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...