terça-feira, 13 de julho de 2010




FINAL DA COPA 2010.
VIVA ESPANHA!!
E VIVA O POLVO!!!



 




Era uma vez um Polvo chamado Paul, que vivia no aquário Sea Life, em Boerhausen, na Alemanha. O molusco vivia feliz no seu anonimato, observando as pessoas que por ali passavam. Algumas eram totamente indiferentes a ele, sequer notavam a sua presença; outras paravam, apontavam, sorriam (geralmente as crianças); quando entediado e só pra sacanear, por vezes ficava imóvel, escondido em sua toca, espreitando com o rabo do olho as pessoas que queriam vê-lo, "Olha ele lá debaixo daquela pedra!"; "Não, ele está ali, olha um pedaço da perninha dele!" O que muita gente não sabia, é que essa era a sua diversão predileta.

Até que um dia, sabe-se lá como ou por quê, alguém acreditou e sinalizou que o dito cujo, não era um octopus qualquer, tinha um dom especial: o dom da vidência, de fazer previsões. E foi assim que saiu do anonimato, para se tornar diante do Mundo, o Polvo Profeta, a grande estrela do Mundial de Futebol, colocando Larissa Riquelme, Maradona, Shakira, Casillas no chinelo. Quem diria!

Os holofotes da Copa das oitavas de final até o final estiveram voltados para ele, superando os maiores videntes, apostadores, especialistas e entendidos no Mundo do futebol. O bolão sempre foi dele, com a invejável marca de cem porcento de acerto e aproveitamento. Nem é preciso dizer o quanto ficou extasiado ao ser paparicado, fotografado por jornalistas do Mundo todo, e ter os seus cinco minutos de fama, apenas por fazer aquilo que mais gosta e aprecia: comer pequenos e suculentos moluscos!

Seu Pepe não perdeu tempo. Enviou pra todos os amigos o vídeo de três minutos de Paul, comendo seus petiscos no compartimento com a bandeira espanhola, apontando sua previsão para a vitória da Espanha, e decretando a derrocada do poderio holandês.

Não deu outra! Paul além de se tornar astro do Mundial, virou herói na Espanha e na casa do Seu Pepe. Tanto que ele já decretou pra Dna. Mercedes, "Pulpo en la paella nunca más!".

Os Polvos agora tem nacionalidade: São espanhóis!

Acreditando na sensitividade dos animais, tentou fazer o experimento com seu cão, o Butragueño (nome dado em homenagem ao ídolo do passado). Mas, o resultado não foi o esperado. Depois de cheirar o choriço que estava na bandeja da Espanha, o imprevisível animal, foi até a da Holanda, para degustar, prazerosamente, e em primeiro lugar, o petisco que ali se encontrava. Seu Pepe lamentou ter tido tão infeliz idéia. Vai que isso fosse sinal de mal agouro!! Para evitar que o cão fiel fosse mal interpretado e defenestrado, Dna. Mercedes convenceu o marido de que este poderia ter atendido ao comando de apontar o perdedor e não o ganhador da partida. Afinal, era difícil crer que o Butragueño fosse superado em inteligência pelo Polvo Oráculo!

Seja como for, sabe-se que após a partida, a festa na casa do Seu Pepe foi até madrugada adentro, regada a muita sangria e deliciosas tapas. Também ele quase se acabou, coitado! Se o jogo tivesse ido pros penais, como parecia ser a intenção dos holandeses, só Deus sabe se aquele coração teria aguentado. "Nosotros tenemos a Casillas, no hay motivo para preocupación!", dizia Dna. Mercedes, com toda sua parcimonia e sensatez, para consolá-lo.

"Ale!", "Vamos!", "Arriba!". A cada grito, a vizinhança acompanhava a saga da fúria espanhola.

Cada falta dos holandeses, cada bola na trave era lamentado às lágrimas. Aliás, como sofreram os joelhos, canelas e até peito dos espanhóis! Os holandeses resolveram caçar o touro em campo, fazendo desse jogo, o mais violento da Copa.

"Ese balón que no entra!", "Jilipollas!!!". É...o Seu Pepe sentiu na pele os caprichos da Jabulani!

E pra piorar, noventa minutos se transformaram em cento e vinte! Tortura! O jogo parecia interminável, até que Iniesta fez a festa, num gol espetacular, feito na raça e no coração.

Goooool gritava Seu Pepe, pulava de alegria, tocava a vuvuzela, abraçava e beijava Dna Mercedes, os filhos, o cachorro ao ritmo do pasodoble.

Enquanto os holandeses, desolados, culpam o Polvo; especulando que suas previsões teriam influenciado diretamente o resultado da partida, e já tramando levar o bichinho pra panela. Fazer o que? Quem perde sempre procura um culpado, não é mesmo?

No final deu a lógica das previsões do Polvo Profeta.

O título desse Mundial está em boas mãos. Venceu a Seleção que teve toque de bola, buscou o jogo, procurou o gol, e que não apelou para a violência.

A vitória da Espanha mostrou que ainda é possível ganhar, brilhando. Basta ter coragem, determinação, raça, gana e coragem para fazer isso. O selecionado espanhol saiu de campo deixando uma lição para o futebol do Mundo. É possível ser Campeão (com C maiúsculo) jogando bola, em detrimento do futebol de resultado, cheio de truculência, que prioriza a força física, porrada e marcação. Ainda há esperança!!

A Espanha merecidamente conquistou seu primeiro título de Copa do Mundo!!!

"Enhorabuena Campeones, por vuestro espíritu y determinación! Veinte y três jugadores de oro!
E Viva Espanha!!!", como diria Seu Pepe.


Pensamento do Dia:
“A voz do polvo é a voz de Deus”!!



Shadow/Mariasun




Licença Creative Commons
FINAL DA COPA 2010. VIVA ESPANHA!! E VIVA O POLVO!!! by MARIASUN MONTAÑÉS is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...