sexta-feira, 12 de janeiro de 2018



2018 CHEGOU. E AGORA?!?
Ufaaa.... 2017 se foi. Ô ano complicado esse!!! Repleto de altos e baixos, escândalos, delações, prisões. Nunca os brasileiros estiveram tão próximos da política como nos últimos anos. Estamos nos tornando PhD na matéria.

Doze meses que foram suficientes para nos fazer viver aos sobressaltos e quase entregar os pontos... Até que... à meia noite do dia 31 de dezembro... o céu se iluminou numa explosão de cores, anunciando a chegada de um novo ciclo. Pessoas em sua maioria vestidas de branco, se abraçaram e confraternizaram, agarrando-se quiçá à esperança em dias melhores e ao milagre da mudança e da renovação.

Em tempos líquidos como os que vivemos, rojões e fogos de artifício podem criar ilusões...

Ao amanhecer, após os brindes e comemorações, a desolação: garrafas, toneladas de lixo, embalagens plásticas na areia das praias, calçadas, calçadões e avenidas.

Parecemos estar sempre andando em círculos, sem sair do lugar. Como é possível pensar em mudanças, sem mudar condutas?

É hora de parar com a hipocrisia e assumir a responsabilidade que nos cabe.

Vivemos sempre ansiando pelos fins, sem nos preocuparmos com os meios. Depositamos nossa insatisfação nas redes sociais com a política e o status quo, sem prestar atenção em nossas ações diárias. Idolatramos mitos e depositamos nossa esperança em falsos salvadores da pátria. Não nos cansamos de repetir os erros do passado. Basta!!! É chegado o momento de tirar algum aprendizado do sofrimento patrocinado pelo desgoverno petista nos últimos anos.

Estamos tão carentes de perspectivas que o primeiro a acenar com um pouco de honestidade, é capaz de reunir multidões. Mal sabemos com clareza do que precisamos. Não sabíamos em 2017 e 2018 chegou nessa mesma toada.

Nos primeiros dias do novo ano, enquanto nevava no deserto do Saara e a Coreia do Norte e do Sul ensaiavam uma aproximação por meio dos esportes de inverno, deste lado da linha do Equador, o mosquito mais uma vez ganhava protagonismo, desta vez, espalhando a febre amarela pelos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia; Luciano Huck ressuscitava sua candidatura à Presidência da República; o Governo anunciava haver fechado 2017 com inflação em 2,95%, menor índice desde 1996; o novo diretor do DETRAN de Minas Gerais perdia a carteira de motorista por acumular 120 pontos em infrações; Cristiane Brasil era indicada para o Ministério do Trabalho, apesar de responder a processos por descumprir - pasmem - as leis trabalhistas, e para amenizar esse início..."Deus Salve o Rei" chegou para salvar os fãs de "Game of Thrones".

Dizer o quê? Se Sergio Cabral for nomeado diretor do presídio de Bangu, alguém irá se surpreender? Eu não. A mim surpreende muito mais haver nevado no deserto do Saara!!!

É preciso resgatar com urgência a capacidade de nos indignarmos diante da falta de ética, moralidade e de agir conforme os seus ditames.

Aquele que sai para festejar ou se refastelar na areia da praia e deixa para trás restos de lixo e resíduos, muito pouco se diferencia daquele que ocupa ou tenta ocupar cargos mesmo tendo infringindo e violado normas inerentes ao cargo.

Estamos aos poucos perdendo a capacidade de reter princípios que são fundamentais para o convívio social e as mudanças que tanto queremos e ansiamos. A moralidade não se relaciona com aquilo que cada um quer para si e sim às formas de agir com o outro.

Deixar de valorizar isso é caminhar para trás.

Não há quem desconheça que tampinhas de garrafas, plástico, embalagens são carregados para o mar, afetando de forma irreparável a vida marinha. Para os pássaros, peixes, golfinhos, focas, tartarugas, tudo o que flutua na água é alimento. Portanto, recolher em sacolas esse lixo, pode fazer toda a diferença... e não custa nada. Mas, boa parte das pessoas parece não se importar. Apesar de ser algo que está ali, ao alcance delas, e que depende única e exclusivamente... de sua ação, educação e boa vontade.

Que mudança esperar dessa gente em 2018???

Qual a sua capacidade de indignação diante de um diretor do DETRAN, que infringe de maneira contumaz as leis do trânsito? Isso é normal? Isso é ético? Talvez para essas pessoas seja, porque também façam o mesmo.

E quanto a Cristiane Brasil, o que dizer???

Mais uma vez somos confrontados com a forma pouco ortodoxa com que os assuntos de interesse público são tratados por deputados e senadores neste país. Na base do toma lá dá cá. Da chantagem. Da extorsão. “- Me dá um Ministério e dependendo do que vier eu voto a favor ou contra as Reformas”. Que vergonha Roberto Jefferson!!! Que vergonha Cristiane Brasil, cuja insignificância parlamentar é tão grande, que eu nunca havia ouvido falar de você, e preferiria nunca ter ouvido.

Em troca de vinte votos do PTB para a aprovação da Reforma Previdenciária, a indicação para a pasta do Ministério do Trabalho transformou-se numa batalha jurídica, como se o Ministério do Trabalho não tivesse a menor relevância, neste momento histórico, pós Reforma Trabalhista, onde há tanto por se fazer e tantas arestas a acertar.

Aliás, Michel Temer, essa Reforma da Previdência já está saindo bem cara para todos nós, afff... Tenha mais pulso, Sr. Presidente!!!

Não é possível que no Ministério não haja um Secretário capacitado para ocupar a pasta interinamente, até mesmo porque, dona Cristiane Brasil pretende ser candidata sabe-se lá a quê e, se chegar a ocupar o cargo, irá desincompatibilizar-se em abril. Ou seja, todo esse desgaste e embate judicial apenas por capricho e vaidade da moça ou para o pai mostrar força política ou teimosia de ambos. Vai saber!!! Seja lá quais forem os motivos, o fato é que não deixa de ser uma vergonha. Claro está que para eles, o que menos conta são os interesses do Ministério e da população. Tivessem um mínimo de bom senso e decência já teriam declinado do cargo.

Aliás, qual é o currículo de Cristiane Brasil na área do trabalho que a habilitam para o cargo de Ministra? Qual a sua contribuição para a recente Reforma, além dos processos trabalhistas a que responde?

Viram só? Nada mudou. Os fogos de artifício não trouxeram a mudança na virada. Nós somos a mudança!!!


É preciso que nos próximos trezentos e poucos dias direcionemos nossos esforços para dar um basta a esse tipo de barganha que existe nos bastidores da política. É preciso extirpar da vida pública os Robertos Jeffersons que se acham donos de partidos e das vontades de seus filiados, das indicações de políticos néscios para cargos nos Ministérios, Secretarias e Estatais, e de deputados e senadores corruptos como os que a Lava Jato revelou. Este é o momento!!!

A política é necessária para que um país alcance seu desenvolvimento e atenda aos interesses da população, não para atender a caprichos e interesses pessoais deste ou daquele, paralisar e saquear o país. No entanto, se chegamos ao fundo do poço é porque contribuímos pra isso.

É preciso que em 2018 busquemos o que realmente queremos enquanto cidadãos e brasileiros. Não nos deixemos iludir pelo ufanismo de uma inflação de 2,95%. Ela nada mais é do que a queda no consumo, reflexo dos treze milhões de desempregados no país que o PT deixou como legado e do desesperado corte nos lucros dos comerciantes para continuar em atividade, apenas isso.

Olhemos com mais lucidez à nossa volta, prestando atenção às falsas promessas e falsos salvadores da pátria que tendem a surgir em momentos como este. Porque nada nem ninguém haverá de suportar - ou merecer – a manutenção do que tivemos ontem e ainda vemos hoje.

Nosso Game of Thrones é aqui. Nada ficcional, descartável ou fugaz. As conquistas só serão nossas, quando olharmos além das aparências e das idealizações fantasiosas de um país que levará décadas para ser reconstruído, após haver sido destruído por uma organização criminosa que se abancou por mais de uma década no poder. Não adianta relegar a ninguém essa reconstrução. Somos parte do processo. A mudança começa mudando as nossas ações e perspectivas.

Os rumos de 2018 irão depender muito do nosso olhar para dar início a um novo ciclo, fazendo uma virada, sem artifícios.

Gostaria de desejar a vocês muitas coisas neste ano que inicia... Mas vou lhes desejar apenas uma: discernimento. Discernimento em suas escolhas. 







Shadow/Mariasun Montañés

Licença Creative Commons2018 CHEGOU. E AGORA?!? de MARIASUN MONTAÑÉS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...