sexta-feira, 2 de outubro de 2009



RIO 2016





O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Confesso que não sei se fico feliz ou choro.

Sei que qualquer cidade do mundo consideraria um privilégio ser escolhida para sediar o evento.

Sei que os nossos atletas merecem reconhecimento, por treinarem muitas vezes sem um par adequado de tênis, não terem sequer uma quadra para treinar e bancarem a si mesmos apenas pelo amor ao esporte. Quem sabe agora não conseguem um patrocínio decente?

Sei que muitas crianças e jovens se sentirão motivados para iniciar a prática desportiva, atividade capaz de transformar vidas e de construir cidadãos mais integrados, confiantes, dignos e capacitados.

Sei que a cidade ganhará divisas e que vários setores serão beneficiados em decorrência dos investimentos, que inexoravelmente virão e irão aquecer a economia, em razão do aumento significativo da produção e do consumo diretamente ligados ao turismo.

Sei que apesar de maltratada, a cidade do Rio de Janeiro, faz jus ao título de ser chamada de maravilhosa. Tem como não se encantar com essa cidade? Dê só uma espiadinha....





Porém,

Não posso deixar de pensar em quem vai pagar a conta e naqueles que irão tirar proveito disso, sendo que a cada um real gasto, esse valor poderá ser acrescido e multiplicado por quatro. Não sei que matemática é essa, mas ela existe.

Não posso deixar de pensar nos cartolas que sempre aparecem para serem custeados pelos cofres públicos.

Não posso deixar de pensar que a pretexto das Olimpíadas, empresas privadas se aproveitarão para mexer em regiões do Rio tombadas ou que hoje são áreas de preservação ambiental, a título de construir moradias ou shoppings.

Não quero nem pensar no processo licitatório das construtoras!

Não quero nem pensar quando os responsáveis pelas obras, faltando dois anos para abertura oficial dos jogos, forem bater na porta do Governo pedir dinheiro para concluí-las, ou no BNDES abrindo o caixa.

Não quero nem pensar no projeto do PAN que orçado inicialmente em R$ 720 milhões chegou a quase R$ 3 bilhões, isso segundo matéria publicada na Revista Caros Amigos em junho de 2007.

Melhor parar de pensar, né?


MORAL DA HISTÓRIA: Quem irá pagar a conta? Não percebeu ainda? Seremos eu, você e o seu Manoel da esquina.


Um lindo final de semana a todos !!



Shadow/Mariasun



Creative Commons License
RIO 2016 by MARIASUN MONTAÑÉS is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...