sexta-feira, 31 de janeiro de 2014



A HISTÓRIA DE VALDIRENE EM AMOR À VIDA NÃO ACABOU, VIVE NO BBB14




Há quem pense que a personagem de Amor à Vida nos deixou com o fim do folhetim. Ledo engano! Ela continua bem viva, assim como outros personagens criados por Walcyr Carrasco. Hehehehe... nem ele poderia imaginar isso!!!!

Quando o BBB14 começou, numa arriscada e extraordinária estratégia de marketing, Tatá Werneck na pele de Valdirene entrou na casa mais vigiada do Brasil para uma participação de doze horas. Ficção e reality tudo junto e misturado. Quem acompanhou pelo pay per vew deliciou-se com a Val Delícia, a piradinha que sacudiu os participantes, fazendo a alegria dos internautas com suas pérolas:  

Valdirene: "Por que eu tenho que ficar no quarto mais gelado?" 
Marcelo: "Porque vai ficar com a pessoa mais quente!", rsssss... e lá foram eles pra debaixo do edredom, pra desespero do apaixonado Carlito, o Palhacinho... 

Ficção e reality... O resultado? Pífio para quem não acompanhou no 24 horas, afinal tanto no folhetim quanto no BBB pouco foi mostrado das diabruras que ela aprontou fazendo perguntas esdrúxulas aos participantes e dando coices deliciosos em sua meteórica passagem pela casa.

Meteórica passagem, opsss?

Tatá Werneck pode ter passado, mas deixou muitas Valdirenes por trás daqueles muros, ou, talvez, quem sabe, já estivessem quando ela lá chegou.

O que representou Valdirene na trama de Walcyr Carrasco se não a periguete frívola que não media esforços para alcançar a fama e o dinheiro fácil? Tanto fez, mas tanto fez... que conseguiu convencer o Big Boss a dar-lhe uma chance no BBB.  Só que para isso, teve que enfrentar seu primeiro desafio: ficar confinada na Casa de Vidro disputando vaga com uma louraça gostosona, o que convenhamos, ela tirou de letra, tramando mil e uma para se livrar da vistosa rival... até conseguir.

Alguma semelhança com o roteiro traçado até aqui pelos participantes do BBB14? Penso que não.

Quando Clara e Vanessa protagonizam amassos e beijos nas festas, meticulosamente caricatos e estudados bem diante das câmeras, não estão sendo Valdirenes? Quando Cássio tira a sunga para mergulhar na piscina, não lembra o jeito Valdireniano de ser? Quando Letícia seduz os incautos com seus dotes, não está seguindo o mesmo script de sedução de um famoso da Valdirene? Quando Angela, aquela que foi sem nunca ter sido, fala do seu affair com o Júnior, não está sendo a viúva Porcina, digo, a Valdirene em seus dias de coitadismo, só que não? E quando Amanda trama deliberadamente e induz a formação do paredão? É... são tantas Valdirenes que esse BBB poderia ser também conhecido como O Clone. Walcyr, fique atento aos direitos autorais, rsssss.....

Senão vejamos:

O que dizer do Marcelo? O moçoilo que após ter ido pra debaixo do edredom com Valdirene, a original, parece ter incorporado tão bem o papel, que até hoje acredita ser o Palhaço da piradinha, sempre passado pra trás pelas estripulias de sua escolhida, no caso, a Letícia, que só pensa e ama a si mesma.

Até o Atílio pode ser visto na pele do Júnior. Homem de várias mulheres, vale-se do seu estado de desmemoriado de ocasião para ciscar aqui e ali sem compromisso. No fundo não passa de uma Letícia de calças.

Diego é hétero, mas em atitudes muito se assemelha ao Félix em sua fase má. Tosco, rude, egoísta e grosseiro, fala o que quer sem filtros, agride sem necessidade como o fez recentemente ao dizer em tom de deboche à Franciele e a quem mais quisesse ouvir que a menina é muito rodada, isso algumas horas após ter ido com ela além das carícias debaixo do edredom. O pior é que a tonta voltará a ficar com ele. Tem gente que nasce pra ser pano de chão mesmo.

Tem até uma Aline lá dentro. A meu ver, tão inteligente e ardilosa quanto a da ficção. Como é muito observadora, assim como a outra, é difícil para os de lá e os de cá saber o que ela está pensando ou tramando. Só está faltando a essa Aline ser mais Aline em ação, rssss....

Já Tatiele e Roni são aqueles com menores papéis na trama, aqueles que a gente até esquece e custa a lembrar. Poderiam ser a enfermeira que faz figuração no San Magno ou o mordomo sarado, talvez não tenha sido por acaso que se identificaram e formaram casal. E o Slim...quem?... esse nem sei se ainda está lá, rssss...

Aliás, esse BBB está tão roteirizado pra folhetim, que todos parecem ter entrado lá para formar casal, não importa se hétero ou homo... É aí que o BBB14 se torna sacal, pois para que um casal se torne crível diante do público é preciso passar verdade, que ele construa uma história, uma parceria, forme uma unidade capaz de criar empatia com quem assiste, por mais banal que seja o faz de conta contado, mas... para tanto, é preciso haver entrega, saber compartilhar, criar vínculos, pertencer a um grupo que a gente ame ou odeie. É disso que as torcidas se alimentam e vibram, levando seu eco ao twitter e redes sociais. É o que está faltando. Esse diálogo e cumplicidade com o pessoal do sofá e da net.

Parece mentira que após tantas edições e meses para a seleção, os participantes tenham sido tão mal selecionados. Analisando os perfis é possível ver que todos - sem exceção - são individualistas, narcisistas, egocêntricos e vaidosos e isso impede que se formem laços, vínculos ou conflitos. Não há diversidade. Os únicos conflitos que poderão surgir será entre egos feridos como já se viu entre Marcelo e Júnior. Até quem já foi eliminado, saiu se achando. Wagner na última eliminação resumiu bem isso: “Prego que se destaca leva martelada, e eu adoro me destacar” (cofcof...), além de ter levado com ele os cigarros, que poderia - se fosse solidário - ter deixado para o grupo, que peleja tanto na hora de dividir cigarro x comida. Tem exemplo de atitude mais individualista?

Apesar de tantas Valdirenes no BBB14 falta a eles todos o principal: a espontaneidade, o jeito maluco e cativante de ser da original.


É como diria o Félix do Walcyr: “Sinceramente, acho que Noé exagerou no número de antas que colocou na Arca".






 


Shadow/Mariasun

Licença Creative CommonsA HISTÓRIA DE VALDIRENE EM AMOR À VIDA NÃO ACABOU, VIVE NO BBB14 de MARIASUN MONTAÑÉS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...