SÃO PAULO E A VIDA NO CONCRETO


Ver plantas que desafiam o cimento não é tão difícil. Estão espalhadas por aí. Basta observar com mais atenção as construções mais antigas, viadutos, prédios, pontes e outras tantas obras viárias. A pista central da Avenida do Estado, as muretas do Elevado Costa e Silva e a estrutura do Viaduto Grande São Paulo são alguns dos exemplos mais presentes na minha memória neste instante. Mas há centenas de outros.

Mas como a oferta de nutrientes parece não ser assim tão farta e a terra para aprofundar a raiz é praticamente inexistente, essas plantas não vão muito além do que alguns centímetros — com sorte, ultrapassam um metro. Formam bonsais naturais, fixados firmes o bastante para viverem por muito tempo. Conheço há anos alguns dos exemplares. Talvez por achá-las tão teimosas — e tão bem-sucedidas — é que desde menino fico de olhos atentos a procurar outros modelos de teimosia.

Da mesma forma enxergo as pessoas que persistem em vencer os obstáculos apresentados pelas terras paulistanas. Isso porque há quem não teve muita escolha. São Paulo se apresentou como a única saída, a chance singular de vencer. E é uma tarefa relativamente fácil encontrar quem insista em viver aqui. Gente a enfrentar o concreto como fazem as plantas aéreas da capital paulista, localidade que quase sempre insiste em nos repelir e a complicar nossa existência.


Dura e implacável, São Paulo faz muitos desistirem. A cidade não dá muitas brechas para nos agarrarmos, muito menos facilita a nossa sobrevivência. Tudo nesta metrópole chega a ser extremo. Mesmo assim, aqui estamos, a aprender a gostar e a amar esta cidade que, acima de tudo, é espetacular.
(Júlio César Barros)
São Paulo é a maior cidade da América Latina,
centro cultural e da vanguarda brasileira, conhecida por sua diversidade
cultural durante todo ano. Moderna, tem o mérito de acolher vários povos. Nela
uma meia dúzia de paulistanos significa um espanhol, um japonês, um baiano, um
chinês, um curitibano e um alemão.
Hoje, 25 de janeiro, festeja 459 anos. PARABÉNS SÃO
PAULO!!
Shadow/Mariasun