sábado, 20 de junho de 2020

 


MALALA SE FORMA PELA UNIVERSIDADE DE OXFORD


A paquistanesa Malala Yousafzai, hoje com 22 anos, se formou em Filosofia, Política e Economia na conceituada Universidade de Oxford.

Aos 11 anos dizia que queria ser médica. Por isso seu sonho era estudar. Aos 14 anos, levou um tiro na cabeça por membros do Talibã, apenas porque - para eles - a educação de meninas é um valor ocidental e, Malala, era vista como um mau exemplo. 

O grave ferimento foi tratado na Inglaterra, onde ela e sua família se refugiaram.

Em 2014, tornou-se a personalidade mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Ela é um símbolo. O símbolo da importância da Educação como direito fundamental e do seu papel transformador. Na prática, isso se traduz no apoio que ela dá a projetos educacionais de inclusão em países em desenvolvimento.

Na mesma semana em que Malala recebia o seu diploma, no Brasil, caía o pior e mais despreparado Ministro da Educação que o país já teve, Abraham Weintraub. Foram 14 meses em que o sistema educacional brasileiro agonizou e se rendeu ao obscurantismo, autoritarismo e ignorância. Saiu sem deixar legado ou saudade.

Espera-se que o seu sucessor encontre inspiração em Malala. Não precisa ser um futuro candidato ao Prêmio Nobel. Apenas alguém que trate a Educação como um direito de qualidade acessível a todos, de crescimento humano, de respeito à pluralidade de ideias, de desenvolvimento pessoal, de capacitação para a cidadania e de aprendizado para o trabalho digno. 

(Mariasun Montañés)



Licencia de Creative CommonsMALALA SE FORMA PELA UNIVERSIDADE DE OXFORD by MARIASUN MONTAÑÉS is licensed under a Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...