JOE BIDEN É ELEITO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS
As eleições americanas ocuparam o noticiário nacional e internacional nos últimos dias. Nas redes sociais, em especial, no Brasil, têm havido manifestações como se o destino de Donald Trump e de seu sucessor, estivesse sendo disputado aqui, numa espécie de Fla Flu político com as cores americanas.
Por trás do ufanismo e do clima de carnaval, está a vitória da Democracia. A eleição do democrata Joe Biden, neste momento, representa um imenso bem para os Estados Unidos, o Brasil e o mundo.
Os eleitores americanos, por meio do voto, fizeram Justiça aos mais de 237 mil mortos pela Covid-19, número que representa o descaso de Mr. Trump com a vida humana, negacionismo e a falta de uma política efetiva de combate ao vírus.
Os eleitores americanos, por meio do voto, deram um basta à incivilidade, truculência, fake News, arrogância, teorias conspiratórias, que dividiu a população americana, fomentou a violência urbana, relegou as minorias ao esquecimento, separou pais imigrantes de seus filhos, ergueu muros, atentou contra as instituições democráticas, conspirou contra a OMS e a ONU.
Os eleitores americanos, por meio do voto, optaram pela retomada da ordem e da civilidade em seu país. A maior Democracia do mundo volta a respirar, oxigenando – novamente – suas relações com as demais Democracias europeias, voltando-se para a sobrevivência do planeta e alinhando-se com elas, principalmente, nas questões ambientais, econômicas e sociais.
Sem hostilidades e unidas, as Nações civilizadas poderão demandar ações efetivas no combate e controle da maior pandemia da era moderna, na reconstrução das Economias e na busca de soluções para os problemas sociais, em especial, dos refugiados e da pobreza no planeta.
Os Estados Unidos, deram um basta ao autoritarismo e ao populismo ideológico, que representa o atraso, o primitivismo, o obscurantismo, e retomaram o curso de sua história. Espera-se que o Brasil seja o próximo!
Que Joe Biden e a carismática Kamala Harris, façam por merecer a confiança neles depositada pelos americanos!
(Mariasun Montañés)
