domingo, 8 de abril de 2018




O ÚLTIMO CAPÍTULO DA BIOGRAFIA POLÍTICA DO LULA




A esperança tem forma?

Se essa pergunta fosse feita a uma criança, prontamente ela responderia que a esperança tem forma de algodão doce, unicórnio, coelhinho da Páscoa, poças d´’água, arco-íris... Um adulto, por sua vez, teria dificuldade em responder, até mesmo porque a solidão, o descontentamento, as derrotas, por vezes nos levam a duvidar que ela exista.

Aliás, os brasileiros que o digam!!! Nos últimos quatro anos, o sentimento tem sido de indignação diante da corrupção que grassa no país; descrença com a classe política, até em ano eleitoral; desconfiança das decisões das Altas Cortes de Justiça; traição por sermos subestimados e esquecidos. Onde encontrar esperança em meio a isso, quanto mais uma forma?!?

Mas eis que, um povo valente e forte ergue a cabeça e sempre segue em frente...

E foi o que aconteceu quando as pessoas decidiram se encontrar pacificamente nas ruas, para pedir o impeachment da pior Presidente que este país já teve: Dilma Rousseff; clamar pelo fim da corrupção e prisão dos corruptos, em especial, do chefe do propinoduto, Luís Inácio Lula da Silva; solidarizou-se com Carmen Lúcia e com os seus vizinhos diante do prédio onde a Ministra tem domicílio, deixando flores, mensagens de apoio e tentando limpar a fachada das marcas que o vandalismo e a violência de petistas adestrados, deixaram em suas paredes.

É a partir desses pequenos gestos, momentos de solidariedade e comprometimento, que o brasileiro encontra a sua essência e a esperança ganha forma.

A prisão de Luís Inácio Lula da Silva na histórica noite de 07/04, registrada em imagens, foi comemorada com fogos, panelaços e buzinaços pelo país, enquanto as redes sociais irmanavam a todos, numa corrente de alegria sem fim e a esperança ganhava novas formas e contornos.

Luís Inácio Lula da Silva, o Lula, migrou de Garanhuns, Pernambuco, para São Paulo, onde iniciou a atividade política. Tornou-se líder sindical e, nesse período, promoveu sucessivas greves e piquetes nas portas das montadoras de veículos de São Bernardo do Campo, enquanto negociava as condições $$$ para o fim da greve em reuniões na FIESP, regadas a Black Label.

Entrou para a política e chegou ao mais alto cargo do Poder Executivo que alguém poderia sonhar, a Presidência da República, prometendo acabar com a pobreza, erradicar a fome e a miséria. Uma vez ali, passou a fazer o que tão bem sabia: negociar $$$, desta vez, com empreiteiras, políticos e juízes. Deu as costas para sua gente. Passando a lembrar de suas raízes e origem humilde somente em palanques e em períodos eleitorais, optando por aliar-se aos poderosos, ávido por construir um império de poder.

Da mesma forma, deu as costas a sua mulher, Mariza Letícia, casada com ele há mais de quarenta anos, que teve de conviver com Rosemary Noronha e o vexame, ao dividir com a amante do marido, viagens, palanques e fotos, transformando a humilhação da traição em sorrisos forçados. A mesma mulher que Lula não soube respeitar sequer na morte. Transformando seu velório ao invés de lamento e recolhimento, em palanque político, posteriormente, transferindo a culpa por seus crimes à falecida e, novamente, usando o seu cadáver para um showmissa, com o intuito de espetacularizar a prisão iminente.

Foi um líder que não mediu esforços para perpetuar-se no poder, nem para ter atendidos os seus caprichos, vontades e prazeres.

Lá da cela onde se encontra, carrega na consciência, consciência não, nas costas, o triplex do Guarujá, que o levou à primeira condenação e prisão. O belo sítio de Atibaia, com uma adega fenomenal, capaz de causar inveja aos maiores conhecedores de vinho e um lago para o deleite, com pedalinhos batizados com o nome dos netos, onde nadam mansamente patos e marrecos. O fantasma de Celso Daniel, ex-Prefeito de Santo André. O apoio e o empenho para eleger a mais medíocre e incompetente Presidente que já passou pelo Palácio do Planalto. O loteamento das Instituições transformando servidores públicos em militantes. O dinheiro da transposição do Rio São Francisco, transposto para contas bancárias, relegando o fim da saga da seca no nordeste apenas a promessas vãs de campanha.

Como é possível que com o potencial hídrico do país, ainda haja regiões que padeçam da seca??? Onde animais morram à procura de água e as pessoas de sede no sertão e, as plantações, transformem a paisagem em cinza. Qual o custo de se construírem cisternas e barragens para conter a água da chuva, quando ela vem?!? Ah... a transposição do Rio São Francisco é muito mais lucrativa $$$!!!

Israel conseguiu irrigar suas terras e torná-las férteis no meio do deserto!!! Por que não aprender com as grandes potências???

Não. Lula sempre demonizou as grandes Democracias e Economias, como Israel e os Estados Unidos. Preferiu alinhar-se às ditaduras. Aquelas que oprimem o seu povo e sugam os recursos do seu país, subjugando e tolhendo liberdades por meio da brutalidade de uma polícia repressora, temida e odiada pela população. Inúmeras foram as manifestações de apoio e visitas de Luís Inácio às tiranias e ditaduras, inclusive antissemitas, como Guiné Equatorial, Irã, Líbia, Cuba, Venezuela, Bolívia e outras de mesmo viés ideológico.

Assim como demonizou e hostilizou os brasileiros que estudam, trabalham, produzem e fazem a riqueza do país circular, dividindo brasileiros entre “nós” e “eles”, o sul e o norte. Esse foi o seu legado. Fragmentar, desagregar, promover o ódio e a discórdia entre irmãos, entre pessoas da mesma terra. Ao tempo em que, distribuía migalhas na forma de Bolsas-Família para alimentar dependentes úteis, ao invés de fomentar o emprego, o aprimoramento laboral e dar dignidade ao seu povo. Apropriou-se dos Programas Sociais do Governo Fernando Henrique Cardoso, para fincar uma política paternalista, enquanto colhia os frutos da estabilidade econômica alcançada pelo Plano Real, para colocar-se perante os mais carentes e o mundo como um grande líder. O tempo mostrou que o ídolo era de barro.

À medida que transformava os filhos - sem estudo ou qualificação profissional - em milionários, fazendo o mesmo com políticos da estirpe de Sergio Cabral, o emprego ia ficando cada vez mais escasso, a partir do estrangulamento, recessão e o fechamento de empresas. Muito embora, dinheiro do BNDES e vergonhosos incentivos fiscais não tenham faltado para alimentar os chamados “campeões nacionais”, como a JBS, GrupoX de Eike Batista, Odebrecht, OI... corroendo o setor produtivo do país, enquanto a promiscuidade entre Governo e empresários crescia.

O Mensalão foi apenas o balão de ensaio do que estava por vir, quando o Petrolão começava a ganhar contornos, avançando com a mesma desenvoltura no setor elétrico. Para tanto, contou com a prestimosa colaboração de seu braço direito José Dirceu, ex-Ministro da Casa Civil, e demais cúmplices de peso, como Antonio Palocci, José Genuíno, Delcídio do Amaral, João Vaccari Neto. Todos investigados e denunciados por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, aos quais abandonou à própria a sorte, apesar de ser o chefe e facilitador do esquema que atravessou as fronteiras.

Dinheiro dos brasileiros destinado para modernizar portos e estradas, custear campanhas políticas em outros países, a fim de perpetuar e fortalecer ditaduras de países vizinhos, como Cuba e Venezuela. Ao passo que os portos brasileiros, deficientes, permaneciam sucateados à espera de ampliação e modernização e as estradas - por onde passam a economia agropecuária e a produção de grãos – se encontravam, como se encontram, em estado de calamidade, esburacadas e perigosas.

Não é por acaso que a maior estatal do país quase foi aniquilada. Reduzida a instrumento de barganha entre os mais diferentes partidos políticos, a fim de dar sustentação ao maior e nefasto projeto megalomaníaco de poder, jamais visto ou imaginado no mundo moderno.

Quando a caixa de Pandora do BNDES for aberta, especula-se que o escândalo do Petrolão, envolvendo o desvio de bilhões de dólares, será considerado crime de bagatela.

Lula pretendeu ser o maior líder não apenas do Brasil, mas da América Latina por meio do Foro de São Paulo. E, o último capítulo de sua biografia política, ficará marcado para sempre por sua prisão no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde ele deu seus primeiros passos na política. Chega a ser irônico.

Até o momento, em seu vasto currículo policial e criminal, constam diferentes depoimentos de delatores e testemunhas onde é acusado: 246 (duzentas quarenta e seis) vezes de lavagem de dinheiro, 21 (vinte e uma) de corrupção passiva, 3 (três) de formação de quadrilha, 4 (quatro) de tráfico de influência, 2 (duas) de obstrução à Justiça e, por muito pouco, não soma também resistência à prisão. Apesar de negar cinicamente o que fatos, planilhas, fotos e documentos comprovam e corroboram aos depoimentos. Hoje responde a mais seis processos na esfera penal.

O que se viu na noite de ontem, foi o desfecho lacônico de sua biografia política.

Aliás, a forma debochada com que tentou intimidar a Polícia Federal, usando a sede do Sindicato dos Metalúrgicos como bunker para menosprezar a lei e desafiar a Justiça, só serviu para matizar o lado maligno, prepotente e onipotente, com que pretendia edificar o seu império de poder.

Até o último minuto, contando com o desvario de Gleise Hoffmann e Lindberg Farias, instigou seus milicianos, chefiados por Guilherme Boulos e João Stédile a apedrejarem jornalistas, veículos da imprensa e enfrentarem os agentes federais responsáveis pelo cumprimento do Mandado de Prisão, em clara afronta à ordem e à lei.

Lula com o punho fechado queria confronto, sangue, um cadáver. Senão teria cumprido de imediato a determinação judicial e, evitado, tanta exposição, alarido e ódio.

O pior não aconteceu porque a Polícia Federal soube agir com paciência, inteligência e parcimônia, atuando em sintonia e conforme as determinações do Juiz Sergio Moro, para que a prisão ocorresse sem tumultos, truculência ou feridos, com o cuidado de não expor o réu ao constrangimento, evitando o uso de algemas e viatura oficial no seu transporte ao aeroporto.

Neste ponto, não tem como deixar de destacar a brilhante capacidade que o Juiz Sergio Moro tem em lidar com situações adversas e hostis. Ele deve ter lido umas trocentas vezes "O Príncipe" de Maquiavel, "A Arte da Prudência" de Baltasar Gracián outras tantas e feito meditação no Tibete com monges tibetanos, porque a sua capacidade de antecipar-se e de lidar com situações críticas e com a manipulação de um réu como Lula, que estava preparado para a guerra, é invejável e admirável.

Esgotado todo o mise em scene e para não ter agravada sua situação jurídica, a final, Lula se entregou, sem que tenha havido qualquer incidente ou ato grave de violência. O réu deixou a sede do sindicato de São Bernardo do Campo mais chamuscado do que quando chegou. No período de vinte e quatro horas, as câmeras das redes de televisão e sites puderam captar a soberba de alguém que se julgava estar acima da lei. Não tardou para que as pessoas indignadas com tanta prepotência e insolência estivessem nas redes sociais e nos chats pedindo a sua prisão imediata. De modo que, a sua condução à cadeia de Curitiba, ao invés de provocar lágrimas, provocou aplausos, ocorrendo de forma natural e sem traumas. Tudo o que o réu condenado em duas Instâncias, Luís Inácio Lula da Silva, não esperava.

Fechou-se assim, laconicamente, em 07/04/18, o último capítulo da vida pública, daquele que poderia haver entrado para a História como um grande líder, mas, optou por protagonizar as páginas policiais, tendo entrado para o Guinnes Book da Política, como o político mais corrupto da História do Mundo Moderno.

A prisão do maior ladrão que este país já teve, enche os brasileiros de esperança. Esperança num Brasil Novo, feito de dias melhores, onde a lei seja igual para todos e a punição de um, sirva de exemplo e alcance a todos.




E que nunca nos falte a esperança em dias melhores...


Shadow/Mariasun Montañés



Licença Creative CommonsO ÚLTIMO CAPÍTULO DA BIOGRAFIA POLÍTICA DO LULA de MARIASUN MONTAÑÉS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...