sábado, 22 de setembro de 2018





AS FORÇAS QUE TRANSFORMARAM O BRASIL NO LEVIATÃ DO SÉCULO XXI




Estamos a duas semanas da eleição para a Presidência da República, Governo dos Estados, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, que irá traçar os rumos de um país aniquilado pelos desmandos do (des)Governo lulopetista. Foram 14 (quatorze) anos saqueando os cofres públicos, dilapidando estatais e o BNDES custeando o Foro de São Paulo e as ditaduras latinas e africanas.

Para sustentar essa política de assalto, a maior da História Contemporânea do Mundo, seu líder criou uma seita de seguidores, uma onda vermelha, alimentada com pão e mortadela, fomentando a divisão entre o “nós” e “eles”. Pronto. Iniciada estava a guerra entre os “mortadelas” e os “coxinhas”. Uma espécie do bem contra o mal e de idolatria a Luís Inácio da Silva, o Lula, o Don Corleone tupiniquim, “il capo” mais perverso e corrupto que já passou por este país. Por meio de um discurso populista mais que ultrapassado nos dias de hoje, voltado para a luta de classes entre explorador x explorado, burguesia x proletariado, impôs um verdadeiro massacre ao país. Não satisfeito, ainda desferiu o golpe mortal ao colocar Dilma Rousseff no seu lugar.

Um país rico na diversidade de sua gente e belo por suas belezas naturais de norte a sul, recebeu como legado lulista um povo dividido pela irracionalidade e corrupção.

E o pior: quando revelada a farsa do “grande líder”, que de grande só teve - e tem - a ambição e obsessão pelo poder, sua militância ainda continua crendo que ele “não sabia de nada” e que o impeachment da mais incompetente Presidente que o país já teve, foi golpe ou "górpi"; apesar dos bilionários esquemas de corrupção, das delações, fotos, documentos, planilhas, e-mails e provas de toda ordem. Oi?!?

Diante disso, o inconformismo e a revolta se instalou em boa parcela da população. Um sentimento cada vez mais crescente - feito uma onda espumando em fúria - surgiu, à medida que outro líder com um poderoso discurso armamentista, inflexível e populista, ganhava as redes sociais. Jair Bolsonaro, o defensor da política do “todos contra todos”, “olho por olho”, “dente por dente”, onde a prevalecer, terminaremos cegos ou desdentados ou cegos e sem dentes.

“O homem é o lobo do homem”, escreveu Thomas Hobbes em Leviatã, no século XVII. Não há frase mais adequada para expressar com precisão os dias que antecedem a eleição que se aproxima.

Leviatã, o monstro ou demônio apocalíptico que assolaria o mundo no final dos tempos. Visto por Hobbes como a decadência do homem e da sociedade, onde não há inocentes e todos são corruptíveis. A idéia da bestialidade incorporada ao Estado, por meio de um pacto através do qual os indivíduos transferem poder à criatura bestial, para representá-los e agir em seu nome.

Seguindo nessa linha, Luis Inácio Lula da Silva hoje é um monstro encarcerado pelos crimes cometidos contra um país. Que permaneça lá é o que desejamos!!! Jair Bolsonaro, por sua vez, é um monstro em crescimento, sendo alimentado por muitos. Tão radical e extremista quanto o outro. Tão medíocre na atividade parlamentar que exerceu por trinta anos, quanto o outro o foi. Cercado por uma turba de seguidores hostil, violenta, intolerante e truculenta, tanto quanto a militância vermelha, alimentada não mais com pão e mortadela, mas pelo ódio. Alimento muito mais combustível, diga-se. Fico a imaginar essa gente com uma arma nas mãos...

Esperamos ansiosos pelo ano de 2018, confiantes nas mudanças que o voto de cada um poderia provocar nos rumos da Nação... No entanto, passada a ressaca da virada do ano, não há motivos para comemorar.

Comecei várias vezes a escrever esta postagem. Parei. Voltei. Rascunhei. Deletei. Não conseguia sair do primeiro parágrafo. Sentia um enorme desconforto na ponta dos dedos, que não me fazia avançar.

Expor a própria opinião sobre política e os políticos - hoje - é estar sujeito a levar pedradas e perder amigos, ser atacado no Twitter por pessoas que a gente sequer conhece, direcionadas até você para esse fim. Aí, então, opta-se por evitar tocar no assunto no Facebook para não melindrar quem se gosta e... por mais diplomático que alguém seja, dar block no Twitter à turba mal educada e ensandecida que por ali aparece e se sentir bem ao fazer isso.

Impressiona ver como aprendemos tão pouco com a nossa História. Já tivemos Fernando Collor “o caçador de marajás”, Lula “o pai dos pobres” e, agora, Jair Bolsonaro “o messias salvador”.

Seitas, seguidores, militantes, surgiram ao redor deles para venerá-los, como se o D-us imaculado fossem. Collor sofreu o impeachment. Lula está na cadeia. E Bolsonaro... só o tempo dirá.. Há que diga que ele é o “messias” reencarnado, cujos sinais seriam ter Messias no nome e haver sobrevivido a um ataque com faca. Outros afirmam que as Profecias de Nostradamus previram seu surgimento e ascensão. Pelamor!!!

Por que as pessoas necessitam tanto de ídolos, divindades, que com o passar do tempo acabam se mostrando ser de barro?!? Estamos tão carentes de referências assim?!?

Atribuir falhas ou atos ilícitos ao D-us Bolsonaro, agora é visto como crime de “lesa majestade”. Ter uma funcionária fantasma paga com dinheiro da Câmara por anos, não é crime de improbidade? Ter imóvel próprio e receber auxílio-moradia, é honesto? Ser agressivo e humilhar as mulheres, sejam parlamentares ou jornalistas, é aceitável? Empregar no Estado ex-mulher e parentes, não é nepotismo?

Como se pretende reerguer um país a partir da irracionalidade, mistificação, ignorância, ódio e intransigência?!?

Como há quem compre a ideia do voto útil no primeiro turno?!?

A realidade está sendo deturpada pelos coordenadores da campanha de um candidato que quer se eleger no primeiro turno. Vão entrar nessa onda?!? Vão aceitar as ameaças e o terrorismo que esse candidato está fazendo nas redes sociais, coagindo a todos com a volta do PT ao poder???

Pensem. Raciocinem. Vocês estão sendo induzidos e manipulados por um candidato, pelas pesquisas, pela mídia!!!

A Constituição de 1988 previu a realização do segundo turno, justamente para que não houvesse a polarização e o voto útil no primeiro.

O voto de vocês será motivado pelo medo?!? Pelo receio da volta do monstro do passado??? E as suas convicções??? E aquilo em que vocês acreditam??? Não estão vendo o monstro do futuro???

Acorde meu povo!!! Se for para direcionar o voto útil, o faça na direção daquele que representa os seus ideais ou está mais próximo deles. A Democracia não convive com o extremismo. Pelo contrário, diante do radicalismo, os princípios democráticos sucumbem. Diante da intolerância, a liberdade de expressão é tolhida, como já estamos vendo acontecer nas redes sociais.

Como podem entregar seu voto cegamente, sem pensar, sem avaliar, apenas por medo, sendo que há outras opções???

Somos uma parcela considerável de brasileiros que crê na união e no país como um todo. Sem isso, não caminharemos como Nação. Veremos uns aos outros como oponentes, separados pelo “nós” x “eles”. Sempre haverá um abismo a ser superado.

Quem diz que não governará com outros partidos, está mentindo!!!

Sem o Congresso Nacional o Presidente não governa!!! O Brasil para sair do atoleiro em que está há mais de uma década, necessita de Reformas e Ajustes urgentes, nada doces ou populares. É preciso que quem ocupe o cargo, tenha liderança, conheça o que está fazendo e saiba negociar com os parlamentares. Sorry, mas só consigo ver Bolsonaro governando por meio da reedição de um novo AI-5.

Não tenho a pretensão de mudar ou induzir o voto de ninguém. Penso que cada um é responsável pelo seu céu ou inferno. Também não sou formadora de opinião. Meu blog é pequeno e modesto. É mais um diário, onde deixo pensamentos, histórias e acontecimentos para o amanhã e #Victorler. Mas, não posso deixar de registrar, que a melhor opção para o país, neste momento, é Geraldo Alckmin. Isso sem desmerecer Álvaro Dias, o veterano e correto parlamentar do Paraná, e, João Amoêdo, um político em ascensão.

No entanto, Alckmin os supera por sua vasta experiência no Executivo. E este país tão maltratado, não tem tempo para ensaios ou amadores, necessita ter à frente alguém que saiba fazer, porque já fez. Afinal, ninguém se reelege por quatro mandatos para Governar um Estado gigante, complexo, espinhoso e diversificado como São Paulo, se não souber Administrar e tiver a aprovação da população. E eita povo exigente que é o paulista!!! 

Além do mais, o ex-Governador de São Paulo é agregador e um excelente negociador, tanto que trouxe para ser sua vice Ana Amélia. Eleita a melhor Senadora de todos os tempos. Combativa, atuante e tenaz defensora da Lava Jato. Uma grande e admirável mulher!!!

Sim minha gente, é preciso pensar nos vices dos candidatos. Porque eles também nos representam. E têm tido protagonismo desde a eleição de Tancredo Neves. Basta lembrar de José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer.

Alckmin e Ana Amélia são dois políticos fortes e moderados, que conhecem e sabem fazer política. Seriam reconhecidos, valorados e respeitados em qualquer país democrático, embora neste país - que despreza a meritocracia - haja ainda quem prefira o sofrível ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e a hiponga Manoela D’Ávila ou Jair Bolsonaro - que por oito anos votou com o PT e contra as principais Reformas modernizantes: Plano Real que estabilizou a moeda, Reforma da Previdência, fim do Monopólio Estatal do Petróleo e das Telecomunicações, Lei da Responsabilidade Fiscal, ao tempo em que apoiou benefícios aos servidores, isenções fiscais a setores específicos e medidas que elevaram os gastos públicos - e, o seu vice, General Mourão, este um homem culto por formação, mas com visão e conceitos rígidos e ultrapassados de mundo e da política, como já demonstrou.

O Brasil necessita de quem o projete no século XXI com uma Proposta de gestão moderna e arrojada.

Pensem... apenas pensem antes de criar e ter que lidar lá na frente com mais um monstro... Por você, por mim, por todos e pelo nosso país!!!

Finalizo com um vídeo: A ONDA. Uma história real ocorrida em 1967. Um professor reproduz em sala de aula um ensaio sobre o autoritarismo e extremismo. Uma experiência que marcou a todos e deixou lições até os dias de hoje.





 Shadow/Mariasun Montañés 



Licença Creative CommonsAS FORÇAS QUE TRANSFORMARAM O BRASIL NO LEVIATÃ DO SÉCULO XXI de MARIASUN MONTAÑÉS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...