
A EVOLUÇÃO DO COELHINHO DA PÁSCOA
Avizinhando-se a Páscoa, Tio Zuzu deixou seu reduto no Rio de Janeiro e veio passar uns dias em São Paulo, na casa da Leninha.

- Vamos até o Shopping comprar o seu ovo de Páscoa?
- Não precisa Tio, a gente entra na internet e escolhe um. Vê o preço, o senhor me dá o dinheiro, depois eu compro alguma coisa na loja de vídeo games. Como é que é? Surpreendeu-se com a resposta do Dudu ao convite.
Tio Zuzu achou que ele estava de gozação. Afinal, os meninos nessa idade são tentados a “tirar onda” dos mais velhos. Ficou parado ao lado dele, em silêncio, sem saber o que dizer. Como nada aconteceu, ele continuou em silêncio enquanto o Dudu voltava a jogar Assassins Creed Revelations, uma espécie de luta medieval pelo controle das cidades, entre uma horda de assassinos que se movimenta pelos telhados e soldados templários, sem lugar para coelhinhos feitos de chocolate ou não.
Desconfiou ter visto um suspiro de alívio no rosto do menino, assim como quem diz: “ainda bem, já tava me fazendo perder a concentração”. Não tem certeza. Claro, pode ter imaginado.
No dia seguinte, tomou um táxi para ir até a casa da Val, ver a pequena Bia. No caminho travou conversa com o motorista:
- Eu morei com minha família no Rio, passei toda a minha infância e meninice lá. Meu pai era português, de uma pequena aldeia portuguesa de Trás-os-Montes, eu vim com cinco anos para o Brasil. Naqueles tempos, a gente tinha um grande respeito pelas coisas de Deus e pela Páscoa; a Sexta-Feira Santa era um dia de contemplação, silêncio e oração, como se o sofrimento do Senhor tocasse a cada um de nós; era um alívio saber que depois viria a Ressureição...

- Minha mãe gostava muito de ouvir rádio, era a sua distração em casa, lembro como se fosse hoje, que nesse período, tocavam apenas músicas sacras e clássicas.
- É isso mesmo. Nos cinemas, o único filme em cartaz era “O Rei dos Reis”, narrado por Orson Welles. Lembro também do jejum que a gente fazia a semana inteira, como penitência.


- Nos dias de hoje, para o bem ou para o mal, já não fazemos jejum, no rádio tocam as músicas de Michel Teló e Luan Santana e o coelhinho da Páscoa é virtual, continuou o taxista.
Existem diferentes maneiras de comemorar a Páscoa?, Tio Zuzu divagava.
- Chegamos.

Sua maior alegria era, após a missa de Páscoa na modesta Igreja Matriz, ver os sobrinhos e afilhados se entregarem à caça aos ovos e coelhos escondidos; Val, Belinha, Alicinha, Paulo,... jamais esquecerão aqueles dias e nem o sabor da tradicional bacalhoada, servida no almoço.
- Como vai minha princesinha? Que tal se a gente fosse comprar o seu ovo de Páscoa?
- Tudo bem, só que tem que ser aquele que tem uma bonequinha dentro?
- Bonequinha ou coelhinho?
- Não Tio, bonequinha, o senhor não vê televisão, não?
- Tudo bem, só que tem que ser aquele que tem uma bonequinha dentro?
- Bonequinha ou coelhinho?
- Não Tio, bonequinha, o senhor não vê televisão, não?

No corredor do supermercado abarrotado de ovos, em meio a uma infinidade de marcas, modelos e novidades despertando o clima de Páscoa nos pequenos consumidores, lá estava o ovo da Bia.

Na hora de pagar veio o susto!! Como o ovo de Páscoa pode custar 576% mais que a barra de chocolate??? Por que essa diferença absurda?
- Acho que estou levando gato por lebre, camuflado de coelhinho da Páscoa!! pensou atônito.
Pagou e saiu da loja com uma Bia saltitante ao seu lado.

E afinal, a viagem dele terá valido a pena, no Domingo de Páscoa não faltará a tradicional bacalhoada em família no almoço, na casa da Val, onde todos agradecerão por tudo que lhes foi transmitido pelos que vieram antes: pais, tios, avós, bisavós. Ao entardecer, irão à Missa na Igreja São Luis Gonzaga na Avenida Paulista, fechando e eternizando a Páscoa de todos, o Renascimento diário, que nos faz viver um dia de cada vez, pois, o que importa não é o que vem dentro de um ovo de chocolate, mas, o que fica guardado em nosso coração desses momentos.
FELIZ PÁSCOA!
¡FELICES PASCUAS!
HAPPY EASTER!
Shadow/Mariasun Montañés
Devido a problemas no sistema de comentários, ele foi temporariamente desativado. Informo que futuros contatos e comentários poderão ser feitos pelo email do blog: cantinhodashadow@hotmail.com. Combinado?