ROGER WATERS NO MORUMBI, EM SÃO PAULO
O britânico Roger Waters se apresentou neste domingo em São Paulo, no Morumbi, com o tão esperado show da turnê The Wall, o próximo será na terça-feira, dia 03.

Alegando diferenças criativas com o grupo, Waters deixou o Pink Floyd em 1985, iniciando a carreira solo. Após vinte e quatro anos voltou a tocar novamente com a antiga banda, durante o Live 8, em 2005. Na ocasião ele comentou:

A carreira solo de Waters inclui três álbuns de estúdio: The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984), Radio K.A.O.S. (1987) e Amused to Death (1992). Em 1990, Waters produziu um dos maiores concertos de rock da história, The Wall - Live in Berlin, com um público estimado em duzentas mil pessoas.

Em 2010, iniciou o espetáculo The Wall Live, que inclui uma performance completa do álbum The Wall.
Recentemente afirmou em entrevista que o conceito do The Wall, reeditado após 30 anos, mudou:
"Quando eu escrevi The Wall estava nos meus 30 anos. Achei que era só sobre mim e sobre meu pai, sobre minhas preocupações. Ocorre que, nesses trinta anos, me dei conta de que não é. Há implicações mais amplas. É por isso que, com a ajuda da minha equipe, nós criamos visuais que expandem o significado da obra. E tornam a polêmica mais generalizada e a história muito mais ampla do que somente eu e meu pai, minha mãe e minhas ex-esposas".

The Wall é uma representação de nossas próprias vidas, do sofrimento de pessoas que se importam e sofrem com o mundo que está aí.
A mensagem da turnê The Wall? Quebre os tijolinhos que aparecem no dia-a-dia ao seu redor, e não deixe que eles acabem formando um enorme muro.
E se isso acontecer, não esqueça que o muro acaba cercando pelos quatro lados, mas está a descoberto, a saída portanto está lá em cima. Sempre.
Hey teacher, a música não quer a revolta das crianças, não entenda mal. Ela trata com ceticismo da educação que ergue o muro da desinformação, aquela que oprime, aliena, pune, embota, nada cria e não indaga.
E tem mais, "Another Brick in the Wall part II", é um verdadeiro clássico do rock mundial !!
Músicas que fazem parte da turnê The Wall, e sua simbologia :

Aliás, em "Goodbye Blue Sky", pode-se notar uma severa crítica ao Governo, mais especificamente ao da Inglaterra. A bandeira inglesa se transforma em uma cruz fincada no chão e sangrando, significando que por trás do ideal de defender a bandeira se esconde a morte. "Foi assim que o Alto Comando tirou meu pai de mim", diz a letra de "When the Tigers Broke Free".
E é assim que o muro ganha sua pedra fundamental, seu primeiro tijolo; como é cantado na música "Another Brick in the Wall part I".


"Mãe, será que devo construir o muro?". Aqui já se pode notar o desejo da criança de isolar-se do mundo. Ainda em "Mother", é possível observar um outro tema: o do relacionamento entre homem e mulher.

"One of my Turns", pontua o momento em que a rotina desgasta e esfria o relacionamento. "Com o tempo eu envelheci, você se tornou fria e nada mais tem graça". "Don’t Leave me Now" é a hora da traição, que se consuma em "Another Brick in the Wall part III", erguendo mais um tijolo no muro.
Agora o muro está completo!!

"Is There Anybody Out There", "Nobody Home" e "Vera", representam um período de introspecção e reflexão, sobre as causas e motivos que deram origem a cada tijolo. O muro é construído no inconsciente, e ele só é percebido quando já está muito alto.

"In the Flesh part II" e "Run Like Hell" ilustram a vontade de sair do isolamento e manifestar os sentimentos aprisionados.

"The Trial", é uma espécie de "Juízo Final", cada um é culpado por construir seu próprio muro; ao final da música, um grande coro grita: "Derrubem o muro". É a representação da sociedade. Ela não se importa nem questiona os motivos que levaram ao isolamento ou a quem cabe a culpa. O que importa é que o muro seja quebrado. E assim se faz.

Shadow/Mariasun
Devido a problemas no sistema de comentários, ele foi temporariamente desativado. Informo que futuros contatos e comentários poderão ser feitos pelo email do blog: cantinhodashadow@hotmail.com. Combinado?