PAPA FRANCISCO NO BRASIL E A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP0JXaw9vQdCE_xX25NRteG3WMlWJF9m2BPXy7muMVnQHdRaLNNtpK1eKRF7vLoQr9nAKZ-Fx9PwkxZAZ91CkZoOl7-XKkBWzI9CB4e-gtqlQz6x_k-Pm8U8RXT0W9c-IGO2IoIVq-aSXV/s320/PAPA+FRANCISCO.jpg)
A simpatia,
simplicidade e disponibilidade do Papa Francisco tem contagiado e impressionado
o Brasil. Por onde passa está provando que ele é mesmo “pop”.
Seus discursos com conotação política tem tido repercussão internacional, como
o que fez contra a legalização das drogas, num momento em que cresce na América
Latina o movimento para a liberalização da maconha e outros narcóticos por
conta de uma violenta e ineficiente guerra contra o tráfico de drogas na
região.
Desde que aqui chegou o Papa Francisco tem caminhado no meio da multidão, abraçando e abençoando crianças, sem se importar com a chuva ou segurança, saudando a todos sempre com muito bom humor e um largo sorriso.
Primoroso também foi seu discurso na comunidade de Varginha, que empolgou a multidão com expressões brasileiríssimas, como “colocar mais água no feijão” ou dizer que gostaria de “bater em cada porta e beber um cafezinho”. Segue na íntegra:
Desde que aqui chegou o Papa Francisco tem caminhado no meio da multidão, abraçando e abençoando crianças, sem se importar com a chuva ou segurança, saudando a todos sempre com muito bom humor e um largo sorriso.
Primoroso também foi seu discurso na comunidade de Varginha, que empolgou a multidão com expressões brasileiríssimas, como “colocar mais água no feijão” ou dizer que gostaria de “bater em cada porta e beber um cafezinho”. Segue na íntegra:
Queridos irmãos e irmãs,
Que bom poder estar com vocês aqui! Desde o início, quando planejava a minha visita ao Brasil, o meu desejo era poder visitar todos os bairros deste País. Queria bater em cada porta, dizer “bom dia”, pedir um copo de água fresca, beber um "cafezinho", falar como a amigos de casa, ouvir o coração de cada um, dos pais, dos filhos, dos avós... Mas o Brasil é tão grande! Não é possível bater em todas as portas! Então escolhi vir aqui, visitar a Comunidade de vocês que hoje representa todos os bairros do Brasil. Como é bom ser bem acolhido, com amor, generosidade, alegria! Basta ver como vocês decoraram as ruas da Comunidade; isso é também um sinal do carinho que nasce do coração de vocês, do coração dos brasileiros, que está em festa! Muito obrigado a cada um de vocês pela linda acolhida! Agradeço a Dom Orani Tempesta e ao casal Rangler e Joana pelas suas belas palavras.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPIFpIfHp-5N0MZNaL-7Ag-8OoQXY3RrBocnEnW-gV8fwnqa79msvtpTAZgh8y0Fwcsl7IE-ZQPqhrFdLaxfvVmOagzxIyiTJCkaf1NZ3Mpps6PZA7lkxORZil-P4t4HGJqd69E7014_lD/s200/PAPA3.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpLoVXbMhMLnK776fySuK-S_X3rFgkM38nozDNXDxunUKWLNBwAPjva6Dy4dU8X2L0TskIB9slwU28Z1HEPshoucNIBeWtdrpsnP3caiwFm1D0qNdJlZkxqe5sHZb-1PP4wOcqJUprd3KH/s200/PAPA11.jpg)
E povo brasileiro, sobretudo as pessoas mais simples, pode dar para o mundo uma grande lição de solidariedade, que é uma palavra frequentemente esquecida ou silenciada, porque é incômoda. Queria lançar um apelo a todos os que possuem mais recursos, às autoridades públicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justiça social: Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e mais solidário! Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo! Cada um, na medida das próprias possibilidades e responsabilidades, saiba dar a sua contribuição para acabar com tantas injustiças sociais! Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que frequentemente regula a nossa sociedade, aquela que constrói e conduz a um mundo mais habitável, mas sim a cultura da solidariedade; ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão.
Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria. Nenhum esforço de “pacificação” será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma. Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma. Lembremo-nos sempre: somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica! A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, quem não tem outra coisa senão a sua pobreza!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOzlgYZga1NMYl8HXfdNruJMHKWIqpEnNbizRnyqvS0XGzxelsq9k6ShnbGAqWFiEXP3Qpcwe-bVB5vaZGkIjSWDxjyvndArpcurFuImfMW0TW5_VD2j9MsokjWwNOpCdpt1WS6jlwHDk9/s200/PAPA8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoUe7BlBONfuak9DLmK6PVQHi9w2pgcy2OLSiQzU8WBR3E_12rMDtrS3Vz8IoGUaV10gV9zD4VtR3m2hEuXhJmUsXowvzzm47PkE9fqWViKny6Fl_jkYcywrXytQK7VKa7oY2lUoE2_08L/s200/PAPA9.jpg)
Hoje a todos vocês, especialmente aos moradores dessa Comunidade de Varginha, quero dizer: Vocês não estão sozinhos, a Igreja está com vocês, o Papa está com vocês. Levo a cada um no meu coração e faço minhas as intenções que vocês carregam no seu íntimo: os agradecimentos pelas alegrias, os pedidos de ajuda nas dificuldades, o desejo de consolação nos momentos de tristeza e sofrimento. Tudo isso confio à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de todos os pobres do Brasil, e com grande carinho lhes concedo a minha Bênção.
(Discurso do Papa Francisco na comunidade de Varginha, Rio de Janeiro)
"A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo" (Papa Francisco)
Shadow/Mariasun